Pesquisar

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

4º dia da Oitava do Natal do Senhor - Ano B – Dia: 28/12/2011 - Cor: Vermelho


Os Santos Inocentes, mártires

Primeira Leitura: O sangue de Jesus Cristo nos purifica de todo pecado
Leitura da Primeira Carta de São João 1,5-2,2: Caríssimos: 5 A mensagem, que ouvimos de Jesus Cristo e vos anunciamos é esta: Deus é luz e nele não há trevas. 6 Se dizemos que estamos em comunhão com ele, mas andamos nas trevas, estamos mentindo e não nos guiamos pela verdade. 7 Mas, se andamos na luz, como ele está na luz, então estamos em comunhão uns com os outros, e o sangue de seu Filho Jesus nos purifica de todo pecado. 8 Se dizemos que não temos pecado, estamo-nos enganando a nós mesmos, e a verdade não está dentro de nós. 9 Se reconhecemos nossos pecados, então Deus se mostra fiel e justo, para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda culpa. 10 Se dizemos que nunca pecamos, fazemos dele um mentiroso e sua palavra não está dentro de nós. 2,1 Meus filhinhos, escrevo isto para que não pequeis. No entanto, se alguém pecar, temos junto do Pai um Defensor: Jesus Cristo, o Justo. 2 Ele é a vítima de expiação pelos nossos pecados, e não só pelos nossos, mas também pelos pecados do mundo inteiro.  Palavra do Senhor!

Comentário: Caminhar na luz
A Igreja que não se reconhece pecadora vive em farisaísmo, e consequentemente faz de Deus um mentiroso, tornando-o cúmplice dos pecados dela. Com efeito, a revelação mostra que Deus perdoa o pecado. E mais: Cristo entregou sua própria vida para que os homens sejam libertados da injustiça e tenham a vida. É confessando os próprios pecados que a Igreja declara ao mundo a inocência e a justiça do Deus vivo.

Salmo Responsorial - Sl 123(124),2-3.4-5.7b-8 (R. 7a)
R. Nossa alma como um pássaro escapou do laço que lhe armara o caçador.
2 Se o Senhor não estivesse ao nosso lado, quando os homens investiram contra nós, 3 com certeza nos teriam devorado no furor de sua ira contra nós. (R)
4 Então as águas nos teriam submergido, a correnteza nos teria arrastado, 5 e então, por sobre nós teriam passado essas águas sempre mais impetuosas. (R)
7b O laço arrebentou-se de repente, e assim nós conseguimos libertar-nos. 8 O nosso auxílio está no nome do Senhor, do Senhor que fez o céu e fez a terra! (R)

Comentário: É Deus quem protege o povo
Oração coletiva de agradecimento, depois de um perigo superado
Este salmo nos mostra que apoiado no projeto do Deus libertador, o povo consegue a vitória contra os inimigos. Deus colabora muitas vezes com seu povo, fazendo fracassar os planos dos opressores. O versículo 8 é uma confissão de confiança: quem auxilia o povo é o Deus libertador, Senhor da vida.

Aclamação ao Evangelho
R. Aleluia, Aleluia, Aleluia.
V. A vós, ó Deus, louvamos, a vós, Senhor, cantamos, vos louva o exército dos vossos santos Mártires!     (R)

Evangelho: Herodes mandou matar todos os meninos de Belém
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus, 2,13-18: 13 Depois que os magos partiram, o anjo do Senhor apareceu em sonho a José e lhe disse: "Levanta-te, pega o menino e sua mãe e foge para o Egito! Fica lá até que eu te avise! Porque Herodes vai procurar o menino para matá-lo". 14 José levantou-se de noite, pegou o menino e sua mãe, e partiu para o Egito. 15 Ali ficou até à morte de Herodes, para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: "Do Egito chamei o meu Filho". 16 Quando Herodes percebeu que os magos o haviam enganado, ficou muito furioso. Mandou matar todos os meninos de Belém e de todo o território vizinho, de dois anos para baixo, exatamente conforme o tempo indicado pelos magos. 17 Então se cumpriu o que foi dito pelo profeta Jeremias: 18 "Ouviu-se um grito em Ramá, choro e grande lamento: é Raquel que chora seus filhos, e não quer ser consolada, porque eles não existem mais".   Palavra da Salvação!

Comentário: A nova história é un novo êxodo
O lugar da Terra Prometida tornou-se novo Egito, lugar de opressão, Mateus apresenta o significado da vida e ação de Jesus: ele será o novo Moisés. Vai libertar o processo de libertação das estruturas que oprimem e escravizam, simbolizadas pela Judéia e Jerusalém. A Galiléia, terra dos pagãos, será o ponto de partida para esse novo êxodo que Jesus realiza através do seu ensinamento e atividade. Mateus é o único evangelista que apresenta comunicações de Deus por meio de sonhos, através de anjos. Assim acontece a José, quando pensava em abandonar Maria grávida, e por três vezes neste episódio de fuga e volta do Egito. Acontecerá também com os magos, advertidos a evitarem Herodes, e, depois, com a mulher de Pilatos, ao aconselhar seu marido a poupar Jesus. Com esta narrativa, Mateus personaliza em Herodes o tipo de governante inseguro e cruel. Este vê em um recém-nascido uma ameaça ao seu poder. Frustrado pelos magos, sem poder identificar a criança, decide matar todos meninos de dois anos abaixo. Com tal violência, Mateus prefigura a história de Jesus, com o enfrentamento entre ele e os poderosos chefes religiosos das sinagogas e do Templo. Porém, a morte não será vitoriosa sobre Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário