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quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

3º Domingo do Advento - Ano B – Dia: 11/12/2011 - Cor: Roxo ou Rosa


Primeira Leitura: Exulto de alegria no Senhor
Leitura do Livro do Profeta Isaías 61,1-2a.10-11: 1 O espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu; enviou-me para dar a boa-nova aos humildes, curar as feridas da alma, pregar a redenção para os cativos e a liberdade para os que estão presos; 2a para proclamar o tempo da graça do Senhor. 10 Exulto de alegria no Senhor e minh'alma regozija-se em meu Deus; ele me vestiu com as vestes da salvação, envolveu-me com o manto da justiça e adornou-me como um noivo com sua coroa, ou uma noiva com suas jóias. 11 Assim como a terra faz brotar a planta e o jardim faz germinar a semente, assim o Senhor Deus fará germinar a justiça e a sua glória diante de todas as nações. - Palavra do Senhor!

Comentário: Boa nova para os pobres
O profeta é enviado para proclamar a Boa Notícia da libertação (vv. 1-3ª), e os destinatários são os pobres (v. 1), porque estão abertos à fraternidade e à partilha. Para que a libertação se torne realidade, deverá acontecer no país uma restauração, que se abre para o futuro. Dentro do país, terá que triunfar a justiça nas relações entre os cidadãos; fora, terão que cessar as injustiças e opressões contra o país. A condição para acabar com as opressões externas é abolir as explorações que existem dentro do país; para isso, é preciso reconstruir a cidade e reestruturar o campo, através de uma nova política agrícola e pastoril. Não basta estar na terra; é preciso possuí-la. Após sair da escravidão, é preciso caminhar para a libertação e dar-lhe consistência, restaurando o país dilapidado. Os estrangeiros já não irão explorar, mas participarão da partilha, através do trabalho (vv. 4-5). Dessa maneira, o povo será sacerdote ou ministro de Deus (v. 6), isto é, será oficiante de um culto que agrada a Deus (cf. cap. 58). Se há injustiça no país, exige-se conversão; se a injustiça vem de fora por mão de outros, deverão ser enfrentados. Direito e justiça são o fiel da balança (v. 8a); através deles haverá alegria (v. 7), fidelidade a Deus (Aliança v. 8b), bênção e reconhecimento das nações (v. 9): é o ano da graça de Deus.

Salmo Responsorial - Lc 1,46-48.49-50.53-54   (R. Is 61,10b)
R. A minh'alma se alegra no meu Deus.
46 A minha alma engrandece ao Senhor, 47 e se alegrou o meu espírito em Deus, meu salvador. 48 Pois, ele viu a pequenez de sua serva, desde agora as gerações hão de chamar-me de bendita.  (R)
49 O poderoso fez por mim maravilhas e santo é o seu nome! 50 Seu amor, de geração em geração, chega a todos que o, respeitam.   (R)
53 De bens saciou os famintos e despediu, sem nada, os ricos. 54 Acolheu Israel, seu servidor, fiel a seu amor.   (R)

Comentário: Deus assume o partido dos pobres
O cântico de Maria é o cântico dos pobres que reconhece a vinda de Deus para libertá-los através de Jesus. Cumprindo a promessa. Deus assume o partido dos pobres, e realiza uma transformação na história, invertendo a ordem social: os ricos e poderosos são depostos e despojados, e os pobres e oprimidos são libertos e assumem a direção dessa nova história.

Segunda Leitura: Vosso espírito, vossa alma e vosso corpo sejam conservadas para a vinda do Senhor
Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Tessalonicenses 5,16-24: Irmãos: 16 Estai sempre alegres! 17 Rezai sem cessar. 18 Dai graças em todas as circunstâncias, porque essa é a vosso respeito a vontade de Deus em Jesus Cristo. 19 Não apagueis o espírito! 20 Não desprezeis as profecias, 21 mas examinai tudo e guardai o que for bom. 22 Afastai-vos de toda espécie de maldade! 23 Que o próprio Deus da paz vos santifique totalmente, e que tudo aquilo que sois - espírito, alma, corpo - seja conservado sem mancha alguma para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo! 24 Aquele que vos chamou é fiel; ele mesmo realizará isso. - Palavra do Senhor!

Comentário: Os conselhos de Paulo
Paulo termina a carta com diversos conselhos para a construção e crescimento da comunidade: respeitar os que têm o encargo de dirigir, ajudar os irmãos que estão em dificuldade, viver em clima de alegria e oração. Os vv. 19-21 convidam os cristãos a exercitar o discernimento e espírito crítico, para se tornarem capazes de reconhecer e assimilar o bem, onde quer que este se encontre. Espírito, alma e corpo (v.23) segnificam aqui o homem inteiro na sua vida concreta, participando do Espírito de Deus.

Aclamação ao Evangelho Is 61,1 (Lc 4,18)
R. Aleluia, Aleluia, Aleluia.
V. O Espírito do Senhor sobre mim fez a sua unção, enviou-me aos empobrecidos a fazer feliz proclamação.    (R)

Evangelho: No meio de vós está aquele que vós não conheceis
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 1,6-8.19-28: 6 Surgiu um homem enviado por Deus; seu nome era João. 7 Ele veio como testemunha, para dar testemunho da luz, para que todos chegassem à fé por meio dele. 8 Ele não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz. 19 Este foi o testemunho de João, quando os judeus enviaram, de Jerusalém, sacerdotes e levitas para perguntar: "Quem és tu?" 20 João confessou e não negou. Confessou: "Eu não sou o Messias". 21 Eles perguntaram: "Quem és, então? És Elias?" João Respondeu: "Não sou". - "És o profeta?" - Ele respondeu: "Não". 22 Perguntaram então: "Quem és, afinal? Temos que levar uma resposta àqueles que nos enviaram. Que dizes de ti mesmo?" 23 João declarou: "Eu sou a voz que grita no deserto: "Aplanai o caminho do Senhor!", conforme disse o profeta Isaías. 24 Ora, os que tinham sido enviados pertenciam aos fariseus 25 e perguntaram: "Por que então andas batizando, se não és o Messias, nem Elias, nem o profeta?" 26 João respondeu: "Eu batizo com água;mas no meio de vós está aquele que vós não conheceis, 27 e que vem depois de mim. Eu não mereço desamarrar a correia de suas sandálias". 28 Isso aconteceu em Betânia além do Jordão, onde João estava batizando. - Palavra da Salvação!

Comentário: O testemunho de João Batista
Quando João Batista começou a pregação, os judeus estavam esperando o Messias, que iria libertá-los da miséria e da dominação estrangeira. João anunciava que a chegada do Messias estava próxima e pedia a adesão do povo, selando-a com o batismo. As autoridades religiosas estavam preocupadas e mandaram investigar se João pretendia ser ele o Messias. João nega ser o Messias, denuncia a culpa das autoridades, e dá uma notícia inquietante: o Messias já está presente a fim de inaugurar uma nova era para o povo. Messias é o nome que os judeus davam ao Salvador esperado. Também o chamavam o Profeta. E, conforme se acreditava, antes de sua vinda deveria reaparecer o profeta Elias. João Batista é a testemunha que tem como função preparar o caminho para os homens chegarem até Jesus. Ora, a testemunha deve ser sincera, e não querer o lugar da pessoa que ela está testemunhando. Os quatro evangelhos apresentam o início do ministério de Jesus a partir do batismo de João. João Batista é o precursor de Jesus; Jesus se faz seu discípulo e dá continuidade ao seu anúncio da conversão e da chegada do Reino de Deus de maneira inovadora. João Batista rompe com sua linhagem sacerdotal e com o Templo de Jerusalém. No deserto, ele anuncia o perdão dos pecados pela prática da justiça. Jesus, Filho de Deus, por sua vez anuncia a nova criação, na qual, pela encarnação e pela graça de Deus, todos são chamados a participar da filiação divina e da vida eterna. Portador do Espírito de Deus, Jesus comunica a todos o amor pleno, que liberta e leva à comunhão com o Pai. João Batista e, em continuidade a ele, Jesus fizeram o anúncio da chegada de Deus entre as populações excluídas da periferia, descartando Jerusalém e as cidades onde se concentravam as elites econômicas e religiosas. As multidões acorriam a eles, o que suscitou desconfiança e temor entre estas elites. O movimento de João Batista tomou grande impulso e assim permaneceu mesmo após a morte de seu fundador, seguindo em paralelo às primeiras comunidades cristãs. Assim sendo, percebe-se nos evangelistas uma grande insistência em acentuar a figura de João como subalterna à de Jesus, a fim de convencer os discípulos de João a se inserirem nestas comunidades cristãs.

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