Pesquisar

domingo, 15 de maio de 2011

Segunda-Feira, 16 de Maio de 2011 - 4ª Semana da Páscoa


O bom pastor dá a vida por suas ovelhas Jo 10,11-18
"Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida por suas ovelhas. O assalariado, que não é pastor e a quem as ovelhas não pertencem, vê o lobo chegar e foge; e o lobo as ataca e as dispersa. Por ser apenas um assalariado, ele não se importa com as ovelhas. Eu sou o bom pastor. Conheço as minhas ovelhas e elas me conhecem, assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai. Eu dou minha vida pelas ovelhas. Tenho ainda outras ovelhas, que não são deste redil; também a essas devo conduzir, e elas escutarão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor. É por isso que o Pai me ama: porque dou a minha vida. E assim, eu a recebo de novo. Ninguém me tira a vida, mas eu a dou por própria vontade. Eu tenho poder de dá-la, como tenho poder de recebê-la de novo. Tal é o encargo que recebi do meu Pai".

Leitura Orante
Preparo-me para a Leitura, renovando a convicção de que Deus me fala, que nos fala e, orando ao Espírito Santo: Vinde, Espírito Santo, e dai-nos o dom da sabedoria, para que possamos avaliar todas as coisas à luz do Evangelho, e ler nos acontecimento da vida os projetos de amor do Pai.

1. Leitura (Verdade)
O que diz o texto do dia?
Leio atentamente,a Bíblia, o texto: Jo 10,11-18, e observo Jesus e as imagens que usa do pastor, ovelhas, mercenário, para falar de seu amor por todos.
Jesus se define bom pastor. Um pastor que se diz pronto a dar a vida pelas ovelhas. Fala ainda de sua preocupação por outras ovelhas que ainda não são de seu rebanho. Diz que precisa trazê-las. Revela seu desejo de que haja um só rebanho e um só pastor.

2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz para mim, hoje?
O bem-aventurado Paulo II disse: "Não temam! Abram, abram de par em par as portas a Cristo!... quem deixa Cristo entrar a não perde nada, nada - absolutamente nada - do que faz a vida livre, bela e grande. Não! Só com esta amizade abrem-se as portas da vida. Só com esta amizade abrem-se realmente as grandes potencialidades da condição humana. Só com esta amizade experimentamos o que é belo e o que nos liberta... Não tenham medo de Cristo! Ele não tira nada e nos dá tudo. Quem se dá a Ele, recebe cem por um. Sim, abram, abram de par em par as portas a Cristo e encontrarão a verdadeira vida". (DAp 15).

3.Oração (Vida)
O que o texto me leva a dizer a Deus?
Rezo, espontaneamente, salmos ou outras orações e concluo, fazendo a minha Consagração a Nossa Senhora
Ó minha Senhora e também, minha Mãe, eu me ofereço inteiramente todo(a) a vós, e em prova da minha devoção eu, hoje, vos dou meu coração. Consagro a vós meus olhos, meus ouvidos, minha boca, Tudo o que sou, desejo que a vós pertença. Incomparável Mãe, guardai-me, defendei-me, como filho(a) e propriedade vossa. Amém.

4.Contemplação (Vida e Missão)
Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Meu novo olhar é de acolhimento para que Cristo possa entrar no coração das pessoas com quem convivo.

Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário