Pesquisar

domingo, 15 de maio de 2011

5º DOMINGO DA PÁSCOA - Cor branca ou dourada - AN O A - 22/05/2011


O jeito de viver de Jesus nos revela o rosto do Pai
 
01. ACOLHIDA
Preparar o espaço celebrativo conforme as orientações para o Tempo Pascal. Antes de iniciar a celebração, canta-se de forma orante, o refrão meditativo abaixo.
Eu sou o caminho a verdade e a vida. Eu sou o caminho a verdade e a vida.

Animador(a) - Irmãos e irmãs, sejam todos bem-vindos. Iniciando esta celebração, vamos trazer presentes os fatos que marcaram nossa vida pessoal e comunitária na semana que passou.
A equipe prepara com antecedência ou o animador(a) motiva a assembleia para recordar espontaneamente os fatos que marcaram a semana na comunidade, na paróquia, na diocese, no Brasil e no mundo.Concluir com o refrão.
RECORDAÇÕES, LEMBRANÇAS DA VIDA, SOFRIDA E QUERIDA NA FESTA E NA DOR. RECEBE NAS MÃOS A RECORDAÇÃO DOS FILHOS E FILHAS, AMADOS, SENHOR.
Animador(a) - Neste dia recordamos a manifestação de Jesus Ressuscitado como Caminho, Verdade e Vida. Ele nos revela o rosto do Pai que nos ama e quer realizar conosco uma aliança de fidelidade e amor. Dispostos a assumir e viver esta aliança, cantemos.
Procissão de entrada como de costume.

02. CANTO INICIAL
O Senhor ressurgiu, aleluia, aleluia! É o Cordeiro Pascal, aleluia, aleluia! Imolado por nós, aleluia, aleluia! É o Cristo Senhor, ele vive e venceu, aleluia!
1. O Cristo Senhor ressuscitou, a nossa esperança realizou: vencida a morte para sempre triunfa a vida eternamente.
2. O Cristo reuniu a seus irmãos, ao Pai os conduziu por sua mão no Espírito Santo unida esteja, a família de Deus que é a Igreja.
3. O Cristo, nossa páscoa se imolou, seu sangue da morte nos livrou. Incólumes o mar atravessamos, e à terra prometida caminhamos.

Presidente - Irmãos e irmãs, reunidos para celebrar nossa fé em Jesus Ressuscitado, façamos o sinal que nos torna irmãos em Cristo, cantando. (à escolha)
Presidente - A graça e a paz de Deus, nosso Pai, e de Jesus Cristo, nosso Senhor, estejam convosco. Bendito seja Deus...

03. DEUS NOS PERDOA
Presidente - No dia em que celebramos a vitória de Cristo sobre o pecado e a morte, também nós somos convidados a morrer ao pecado e ressurgir para uma vida nova. Pensemos em nossas faltas e omissões e coloquemo-nos diante do Deus de bondade e compaixão. (pausa) Reconhecendo-nos necessitados da misericórdia do Pai, cantemos, pedindo o seu perdão.
1. Senhor, vós sois o Caminho, guiai-nos ao Pai com carinho. De nós tende piedade, Senhor tende piedade.
2. Ó Cristo sois a Verdade, enchei-nos de caridade. De nós tende piedade, ó Cristo tende piedade.
3. Senhor vós sois nossa Vida, buscais a ovelha perdida. De nós tende piedade, Senhor tende piedade.
Presidente - Deus que sois vida, tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. Amém.

04. HINO DO GLÓRIA
Presidente - Glorifiquemos ao Pai do Céu por todas as pessoas que se dedicam à Igreja de Cristo no exercício dos ministérios leigos e de tantos serviços que existem em nossa comunidade. Com alegria, cantemos.
Glória, Glória, Glória a Deus nas alturas e na terra paz aos homens. (bis)
1. Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso, nós vos louvamos, nós vos bendizemos, nós vos adoramos, nós vos glorificamos.
2. Nós vos damos graças por vossa imensa glória. Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito. Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai.
3. Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós. Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica.
4. Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós. Só vós sois o Santo, só vós o Senhor, só vós o Altíssimo, Jesus Cristo. Com o Espírito Santo na glória de Deus Pai.

05. ORAÇÃO
Presidente - Senhor, nosso Deus e nosso Pai, que em vosso Filho nos mostrastes o caminho para vivermos em Vós, dai-nos a graça de sermos pedras vivas do templo santo que é a vossa Igreja. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

 LITURGIA DA PALAVRA
Animador(a) - Na liturgia deste domingo, Jesus se revela como Caminho, Verdade e Vida e nos convida a sermos seus seguidores na prática da oração e do anúncio da Palavra. Ouçamos atentos.

06. LEITURA DOS ATOS DOS APÓSTOLOS (6, 1-7)
Leitura dos Atos dos Apóstolos: 1Naqueles dias, o número dos discípulos tinha aumentado, e os fiéis de origem grega começaram a queixar-se dos fiéis de origem hebraica. Os de origem grega diziam que suas viúvas eram deixadas de lado no atendimento diário. 2Então os Doze Apóstolos reuniram a multidão dos discípulos e disseram: “Não está certo que nós deixemos a pregação da Palavra de Deus para servir às mesas. 3Irmãos, é melhor que escolhais entre vós sete homens de boa fama, repletos do Espírito e de sabedoria, e nós os encarregaremos dessa tarefa. 4Desse modo nós poderemos dedicar-nos inteiramente à oração e ao serviço da Palavra”. 5A proposta agradou a toda a multidão. Então escolheram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo; e também Filipe, Prócoro, Nicanor, Timon, Pármenas e Nicolau de Antioquia, um grego que seguia a religião dos judeus. 6Eles foram apresentados aos apóstolos, que oraram e impuseram as mãos sobre eles. 7Entretanto, a Palavra do Senhor se espalhava. O número dos discípulos crescia muito em Jerusalém, e grande multidão de sacerdotes judeus aceitava a fé. - Palavra do Senhor.  - Graças a Deus.

07. SALMO RESPONSORIAL (32)
Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça, da mesma forma que em vós nós esperamos! (bis)
- Ó justos, alegrai-vos no Senhor! Aos retos fica bem glorificá-lo. Dai graças ao Senhor ao som da harpa, na lira de dez cordas celebrai-o!
- Pois reta é a Palavra do Senhor, e tudo o que Ele faz merece fé. Deus ama o direito e a justiça, transborda em toda a terra a sua graça.
- O Senhor pousa o olhar sobre os que o temem, e que confiam esperando em seu amor, para da morte libertar as suas vidas e alimentá-los quando é tempo de penúria.

08. LEITURA DA PRIMEIRA CARTA DE SÃO PEDRO (2,4-9)
Leitura da Primeira Carta de São Pedro: Caríssimos: 4Aproximai-vos do Senhor, pedra viva, rejeitada pelos homens, mas escolhida e honrosa aos olhos de Deus. 5Do mesmo modo, também vós, como pedras vivas, formai um edifício espiritual, um sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais, agradáveis a Deus, por Jesus Cristo. 6Com efeito, nas Escrituras se lê: “Eis que ponho em Sião uma pedra angular, escolhida e magnífica; quem nela confiar, não será confundido”. 7A vós, portanto, que tendes fé, cabe a honra. Mas, para os que não crêem, “a pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular, 8pedra de tropeço e rocha que faz cair”. Nela tropeçam os que não acolhem a Palavra; esse é o destino deles. 9Mas vós sois a raça escolhida, o sacerdócio do Reino, a nação santa, o povo que ele conquistou para proclamar as obras admiráveis daquele que vos chamou das trevas para a sua luz maravilhosa. - Palavra do Senhor. - Graças a Deus.

09. CANTO DE ACLAMAÇÃO
Aleluia, aleluia, aleluia, aleluia
1. Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém chega ao Pai senão por mim.

10. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO JOÃO (14, 1-12)
- O Senhor esteja convosco! - Ele está no meio de nós!
- PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João. - Glória a vós, Senhor!
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1”Não se perturbe o vosso coração. Tendes fé em Deus, tende fé em mim também. 2Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fosse, eu vos teria dito. Vou preparar um lugar para vós 3e, quando eu tiver ido preparar-vos um lugar, voltarei e vos levarei comigo, a fim de que onde eu estiver estejais também vós. 4E, para onde eu vou, vós conheceis o caminho”. 5Tomé disse a Jesus: “Senhor, nós não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?” 6Jesus respondeu: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim. 7Se vós me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai. E desde agora o conheceis e o vistes”. 8Disse Felipe: “Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta!” 9Jesus respondeu: “Há tanto tempo estou convosco, e não me conheces, Felipe? Quem me viu, viu o Pai. Como é que tu dizes: ‘Mostra-nos o Pai’? 10Não acreditas que eu estou no Pai e o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo, mas é o Pai, que, permanecendo em mim, realiza as suas obras. 11Acreditai-me: eu estou no Pai e o Pai está em mim. Acreditai, ao menos, por causa destas mesmas obras. 12Em verdade, em verdade vos digo, quem acredita em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas. Pois eu vou para o Pai”. - Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.

11. PREPARANDO A PARTILHA DA PALAVRA
As leituras de hoje nos dão a entender também que nossa Igreja, comunidade do Senhor ressuscitado e de irmãos em caminhada, é chamada a ser toda ministerial. Cada um com uma função e todos tendo algum serviço e responsabilidade em vista do bem comum. A meta de nossa caminhada pascal é a casa do Pai, seu abraço aconchegante que nos espera, seu rosto amoroso, benigno, confiável e, sobretudo, a participação na sua intimidade que nos leva á saciedade e à plenitude de nossa identidade. A casa do Pai, aberta a todos, tem lugar sobretudo para os mais pobres que nunca tiveram uma casa própria, para os filhos pródigos que desejam regressar, para quem é desprezado pelo sistema e para os fiéis que souberam carregar o peso do trabalho e da vida. Um caminho que nos leva ao Pai! No AT, o “caminho” evocava a marcha do êxodo em direção à terra prometida. O Evangelho revela que Jesus é o Caminho, o meio, a porta para a vida, pois ele é a revelação do Pai, na qual está a fonte e o horizonte de toda caminhada humana. Hoje existem muitos descaminhos oferecidos pelo capitalismo, pelos meios de comunicação, e muita gente desencaminhada ou, até, sem rumo. Seguindo o caminho proposto por Jesus, a comunidade deve realizar o projeto de Deus, na vida, morte e ressurreição de Jesus. Jesus é a Verdade, porque é o revelador do Pai. Ele é a revelação mais autêntica do projeto de Deus. Ele tornou realidade visível o grande amor que o Pai tem por nós. Viver Jesus-Verdade é fazer concretamente em nossa vida a vontade do Pai: construir seu Reino. É ser fiel, como Jesus, ao projeto de Deus e denunciar as mentiras enganosas do mundo atual. Jesus é a Vida, porque o Pai, Senhor do sopro da vida, está nela presente. Recebemos de Jesus a vida em abundância (Jo 10,10) e a função da comunidade é apontar para essa vida que está em Jesus e profeticamente ser uma voz contra todas as mortes. Não só indicar onde a vida se encontra, mas vivê-la profundamente através do mandamento do amor, síntese do projeto de Deus. Ao se declarar Caminho, Verdade e Vida, Jesus resume todo o seu evangelho. Quando Jesus diz que é o “Caminho”, está declarando que é o único Caminho e que fora dele não há salvação. A primeira e segunda leituras de hoje nos questionam sobre o caminho que estamos tomando para resolver os problemas sociais e econômicos que tantos irmãos e irmãs sofrem na atualidade. Como contornamos as divisões e resolvemos os problemas em nossa comunidade? Como dividimos os serviços, ministérios e tarefas em nossas comunidades? Somos mesmo um edifício construído com pedras vivas, tendo Jesus como pedra fundamental? O que fazemos com as “pedras rejeitadas”? Somos povo do Caminho, como eram chamados as primeiras comunidades cristãs?
 
12. PROFISSÃO DE FÉ
Presidente - Professemos nossa fé no Deus que nos enviou Jesus Cristo como o Caminho, a Verdade e a Vida. Creio em Deus Pai...

13. PRECES DA COMUNIDADE
Presidente - Elevemos ao Pai os pedidos de nossa comunidade aqui reunida, suplicando:
Atendei-nos, Pai de amor.
- Senhor, iluminai os pastores da vossa Igreja e os seus fiéis, para que acolham, apóiem e valorizem os novos ministérios que surgem a partir das necessidades das comunidades. Nós vos pedimos.
- Senhor, fortalecei-nos para que possamos anunciar o vosso Filho Jesus como o Caminho que nos leva até vós, como a Verdade que devemos seguir e como a Vida plena que nos ofereceis. Nós vos pedimos.
- Senhor, abençoai os fiéis das comunidades da Paróquia Santa Maria Gorettie São José Operário de Cidade Gaúcha-Pr, para que sejam  fortalecidos na fé e na missão. Nós vos pedimos.
- Senhor, atendei os nossos pedidos: pela saúde dos enfermos, pelos aniversariantes, pelos dizimistas, pelos falecidos e por todos os motivos que queremos rezar e estão no silêncio dos nossos corações. Nós vos pedimos.
(Preces espontâneas)
Presidente - Ó Pai de bondade, acolhei os pedidos que vos fazemos com o coração cheio de esperança. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

14. APRESENTAÇÃO DOS DONS
Animador(a) - A liturgia de hoje nos revela em Jesus o rosto de Deus, nos traz a esperança da morada eterna na casa do Pai, e, nos convida a seguir Jesus, Caminho, Verdade e Vida por meio da oração e do anúncio do Evangelho. (Em pé de mãos estendias). Apresentemos ao altar do Senhor, nossas vidas, para que sejamos transformados em homens e mulheres de fé, a fim de proclamarmos e vivermos as obras admiráveis do Cristo Ressuscitado.
O presidente da celebração ergue o Círio pascal, enquanto se canta.
Pai Santo, recebei a nossa gratidão! Fazei-nos a imagem, do vosso coração.
1. As ofertas que vos damos, por Cristo, nosso irmão, se tornem para todos, sinal de salvação.

15. CANTO DAS OFERENDAS (Onde houver Celebração da Palavra)
Eu creio num mundo novo, pois, Cristo ressuscitou! Eu vejo sua luz no povo, por isso, alegre sou.
1. Em toda pequena oferta, na força da união, no pobre que se liberta, eu vejo ressurreição!
2. Na mão que foi estendida, no dom da libertação, nascendo uma nova vida, eu vejo ressurreição!
3. Nas flores oferecidas e quando se dá perdão, nas dores compadecidas, eu vejo ressurreição!
4. Nos homens que estão unidos com outros partindo o pão, nos fracos fortalecidos, eu vejo ressurreição!
5. Na fé dos que estão sofrendo, no riso do meu irmão, na hora em que está morrendo, eu vejo ressurreição!
(Onde houver Celebração Eucarística)
1. Muitos grãos de trigo se tornaram pão. Hoje são teu corpo, ceia e comunhão. Muitos grãos de trigo se tornaram pão.
Toma, Senhor, nossa vida em ação para mudá-la em fruto e missão. Toma, Senhor, nossa vida em ação para mudá-la em missão.
2. Muitos cachos de uva, se tornaram vinho. Hoje são teu sangue, força no caminho. Muitos cachos de uva, se tornaram vinho.
3. Muitas são as vidas, feitas vocação. Hoje oferecidas em consagração. Muitas são as vidas feitas vocação.

 16. PAI NOSSO
Presidente - Com amor e confiança, rezemos como Jesus nos ensinou. Pai Nosso...

17. ABRAÇO DA PAZ
Animador(a) - No espírito do Cristo Ressuscitado, Caminho, Verdade e Vida, saudemo-nos com um abraço de paz.
1. Que coisa linda é poder estar aqui, que coisa linda é poder dar minha mão, que coisa linda é não caminhar sozinho, mas seguir este caminho encontrando com o irmão.
Te dou a paz, vem cá irmão. Te dou a paz, aperte a minha mão. Te dou a paz, paz de Jesus ressuscitado, ele é a nossa luz!

18. CANTO DE COMUNHÃO (se houver)
1.Na comunhão recebemos teu corpo e sangue, Senhor, e tua vida divina, dons do teu grande amor. São nossa força na luta, fazem vencer todo mal e nos conduzem ao Pai, glória ao Deus imortal.
Senhor Jesus, Senhor Jesus, Deus vivo e vencedor!
2. Entre as angústias da vida não cairemos jamais, pois tua força nos leva a caminhar sempre mais. Na comunhão nos deixastes força e motivo de amar, todo o caminho da vida nos traga sempre ao altar.
3. Ao comungar caminhamos para o altar com o irmão. O teu amor nos atrai, centro da nossa união. Em cada esforço que pedes, vamos sentir tua mão, vamos sentir que nos dás força de ressurreição.

19. ORAÇÃO
Presidente - Ó Deus, vossa Igreja tem mais vigor e mais força quando se reúne e se alimenta de vossa Palavra (e da Comunhão). Protegei a cada um de nós aqui reunidos, para que possamos um dia completar a nossa Páscoa, chegando à vida eterna. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
 
20. NOTÍCIAS E AVISOS

21. BÊNÇÃO
Presidente - Deus, que pela ressurreição do seu Filho único vos deu a graça da redenção e vos adotou como filhos e filhas, vos conceda a alegria de sua bênção. Amém.
- Aquele que, por sua morte, vos deu a eterna liberdade, vos conceda, por sua graça, a herança eterna. Amém.
- E, vivendo agora retamente, possais no céu unir-vos a Deus, para o qual, pela fé, já ressuscitamos no batismo. Amém.
- Abençoe-vos o Deus todo-poderoso: Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
- Ide em paz e que o Senhor ressuscitado vos acompanhe. Graças a Deus. Aleluia! Aleluia!

22. CANTO FINAL
1. O povo te chama de Nossa Senhora por causa de Nosso Senhor. O povo te chama de Mãe e Rainha porque Jesus Cristo é o Rei do Céu. E por não te ver como desejaria, te vê com os olhos da fé. Por isso ele coroa a tua imagem, Maria, por seres a Mãe de Jesus de Nazaré.
Como é bonita uma religião que se lembra da Mãe de Jesus. Mais bonito é saber quem tu és! Não és deusa, não é mais que Deus, mas, depois de Jesus, o Senhor, neste mundo ninguém foi maior.

O jeito de viver de Jesus nos revela o rosto do Pai

Nenhum comentário:

Postar um comentário