Pesquisar

domingo, 29 de maio de 2011

Liturgia Diária – Dia 30 de Maio de 2011 – Segunda-feira


6ª SEMANA DA PÁSCOA - (BRANCO – OFÍCIO DO DIA)

ANTÍFONA DA ENTRADA: O Cristo, ressuscitado dos mortos, já não morre; a morte não tem mais poder sobre ele, aleluia! (Rm 6,9)

ORAÇÃO DO DIA: Concedei, ó Deus, que vejamos frutificar em toda a nossa vida as graças do mistério pascal, que instruístes na vossa misericórdia. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

LEITURA (Atos 16,11-15)
Leitura dos Atos dos Apóstolos: 16 11 Embarcados em Trôade, fomos diretamente à Samotrácia e no outro dia a Neápolis; 12 e dali a Filipos, que é a cidade principal daquele distrito da Macedônia, uma colônia (romana). Nesta cidade nos detivemos por alguns dias. 13 No sábado, saímos fora da porta para junto do rio, onde pensávamos haver lugar de oração. Aí nos assentamos e falávamos às mulheres que se haviam reunido. 14 Uma mulher, chamada Lídia, da cidade dos tiatirenos, vendedora de púrpura, temente a Deus, nos escutava. O Senhor abriu-lhe o coração, para atender às coisas que Paulo dizia. 15 Foi batizada juntamente com a sua família e fez-nos este pedido: Se julgais que tenho fé no Senhor, entrai em minha casa e ficai comigo. E obrigou-nos a isso. - Palavra do Senhor. – Graças a Deus!

SALMO RESPONSORIAL 149
O Senhor ama seu povo de verdade.
Cantai ao Senhor Deus um canto novo e o seu louvor na assembléia dos fiéis! Alegre-se Israel em quem o fez, e Sião se rejubile no seu rei!
Com danças glorifiquem o seu nome, toquem harpa e tambor em sua honra! Porque, de fato, o Senhor ama seu povo e corroa com vitória os seus humildes.
Exultem os fiéis por sua glória, cantando, se levantem de seus leitos com louvores do Senhor em sua boca. Eis a glória para todos os seus santos.

EVANGELHO (João 15,26-16,4)
Aleluia, aleluia, aleluia.
O Espírito Santo, a verdade, dará testemunho de mim; depois, também vós, neste mundo, de mim ireis testemunhar (Jo 15,26s).


Espírito da verdade vos conduzirá a plena verdade
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João: Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 15 26 "Quando vier o Paráclito, que vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade, que procede do Pai, ele dará testemunho de mim. 27 Também vós dareis testemunho, porque estais comigo desde o princípio 16 1 Disse-vos essas coisas para vos preservar de alguma queda. 2 Expulsar-vos-ão das sinagogas, e virá a hora em que todo aquele que vos tirar a vida julgará prestar culto a Deus. 3 Procederão deste modo porque não conheceram o Pai, nem a mim. 4 Disse-vos, porém, essas palavras para que, quando chegar a hora, vos lembreis de que vo-lo anunciei. E não vo-las disse desde o princípio, porque estava convosco". - Palavra da Salvação. – Glória a vós, Senhor!

COMENTÁRIO DO EVANGELHO: O Evangelho de João abre janelas para a contemplação do mistério da encarnação do Verbo, através das palavras de Jesus, desabrochadas e vividas em suas comunidades. Somos estimulados a permanecer no amor de Jesus. Compreendemos que o amor dele por nós é o mesmo amor do Pai por ele. A fonte do amor é o amor entre o Pai e o Filho. É o amor apropriado ao Espírito Santo. Permanecer no amor de Jesus é entrar em comunhão com esta dinâmica de amor e vida entre o Pai e o Filho, inserindo-se na comunidade de discípulos. É irradiar envolvendo a outros, ampliando a comunidade de amor e prolongando-a no tempo. Jesus permanece no amor do Pai, e isto significa que ele observa e cumpre o que o Pai mandou. Não se trata de uma obediência cega, de um inferior a um superior, mas de uma união amorosa de vontades. O amor vivido em nossas comunidades é fruto da nossa permanência em Jesus. Este amor, que é o amor de Jesus, é transbordante. As comunidades, em sua missão, comunicam este amor ao mundo, gerando vida e alegria. Na primeira leitura, vemos como o Espírito Santo de amor desconheceu as fronteiras do judaísmo e infundiu-se no coração dos pagãos na Samaria. Pedro, pioneiro apóstolo dos gentios, dá testemunho de que o Deus de amor não faz discriminação entre as pessoas. "Pelo contrário, ele aceita quem o teme e pratica a justiça, qualquer que seja a nação a que pertença." A Primeira Carta de João (segunda leitura) é um exuberante hino ao amor. Nos seus cinco capítulos, ele usa cinqüenta e duas vezes as palavras amar ou amor. Deus é amor. Esta é a realidade de Deus, revelada por Jesus aos discípulos e às multidões, em sua vida e em seus atos. Se Deus é todo-poderoso na criação do universo, ele é todo amor em sua relação com seus filhos, homens e mulheres, em todos os tempos e em todos os povos. 

SOBRE AS OFERENDAS: Acolhei, ó Deus, as oferendas da vossa Igreja em festa. Vós, que sois a causa de tão grande júbilo, concedei-lhe também a eterna alegria. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

ANTÍFONA DA COMUNHÃO: Jesus se pôs entre os discípulos e lhes disse: A paz esteja convosco, aleluia! (Jo 20,19).

DEPOIS DA COMUNHÃO: Ó Deus, olhai com bondade o vosso povo e concedei aos que renovastes pelos vossos sacramentos a graça de chegar um dia à glória da ressurreição da carne. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

REFLEXÃO DO DIA: “Não esquecer: um presente do Espírito Santo”
Anuncio de perseguições. Jesus já tinha anunciado aos seus discípulos a hostilidade do mundo. Correrão a mesma sorte do Mestre. Diante dessa gravidade do ódio do mundo, Jesus pede que continuem sendo fiéis. Promete o Espírito como advogado para a comunidade que enfrenta o ódio da sociedade injusta.
É o Espírito Santo que nos possibilita conhecer a verdade e aderir a ela. Sem o Espírito Santo, enviado por Jesus, é impossível encontrar o sentido para a vida.
O Evangelho de João o Espírito de espírito da verdade, ou seja, o Espírito Fiel à prática que Jesus trouxe para o mundo. A mensagem de Jesus e os pedidos para que os sigam tem sido pouco entendidos ou, talvez, esquecidos. O Espírito Santo veio para lembrar-nos e fazer-nos entender as Palavras de Jesus: Ele dará testemunho de mim.
Portanto, os seguidores de Jesus não devem temer, o Espírito dará testemunho e os ajudará na tarefa de testemunhara mensagem de Jesus perante o Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário