Pesquisar

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Homilia do dia 06 de Fevereiro de 2011

Amados filhos e filhas de Deus Pais. Hoje a liturgia vai nos contar sobre o sabor da vida e sobre ser luz para o mundo.
Vamos iniciar fazendo uma pequena experiência. Gostaria que vocês imaginasse um prato de jiló, não dá para engolir, alem de ser amargo e sem sal ainda é péssimo. Mas vamos imaginar agora um prato de batatas fritas, que delicia, mas imagine sem sal, ai não dá né?
Alguém já tentou comer batata sem sal? (é gostosa ou ruim?) Pois é, a batata frita sem sal é uma coisa sem graça, sem sabor, sem vida não é? Nós não gostamos de comer coisas que não tem sabor...
A batata é gostosa porque nela tem o sal que acentua, por isso ela é saborosa. Sem sal não passa de uma pasta sem sabor. A nossa vida fica assim, sem gosto, quando perdemos o sal , o sal da alegria, o sal do amor para com os outros, porque o sabor da nossa vida, o nosso sal, é o amor. E quando perdemos o amor, nossa vida fica sem graça se iguala uma batata sem sal. E vocês sabem que é que pode retornar a alegria para nossa vida? Quem é tem o maior deposito de sal de vida nova? Jesus é quem dá sabor a nossa vida, que nos enche de amor e nos faz brilhar como uma luz sobre a cidade toda, porque aquele que tem amor é luz para os outros, é certeza de caminho aberto, de vida saborosa e cheia de alegria...
Por isso, somos esse sal da vida e somos luz para o mundo porque sabemos que Jesus é a nossa fonte inesgotável de sal para a vida eterna.
Caríssimos, o evangelho de hoje fala que nós somos o sal da terra... Nos chama também a ser luz do mundo...
Deus, na sua sabedoria, escolheu uma coisa de cada vez pra dar sua importância. Vamos fazer um teste com vocês pra sabermos como é que Deus fez a vida ter um sabor certo pra cada coisa.
Vamos novamente fazer uma experiência. Imagine que aqui eu tenho um copo de água. Alguém aqui está com sede e quer bebê-la? Mas antes disso acontecer eu vou adicionar a esta água uma colher bem cheia de sal. Agora você pode beber.
Por que não quer beber? O que mudou?
Imagine que eu tenho aqui um pote de doce de leite. Quem quer? Mas antes vou colocar essa colher de alho pra dar um novo sabor.
Então vamos ver se alguém quer experimentar este pouquinho de pipoca sem sal.
E ai? Ela está gostosa? Não esta faltando nada? Com toda certeza está falta o principal, aquilo que dá sabor, o sal...
Alguém já tentou chegar em casa de noite e fazer tudo no escuro, ir ao banheiro, tudo fica difícil. Porque nós somos filhos da luz. Se eu pedisse para o sacristão apagar a luz da igreja... Será que ficou bom assim? No escuro? O escuro é bom? Será que a luz não é melhor? Então, vou pedir para o Sacristão, acender a luz, porque temos pavor do escuro.
Assim, caros irmãs, com essas comparações, constatamos que Deus nos deu uma vida perfeita, mas todas as vezes que pecamos que fugimos da luz de Deus e mergulhamos no escuro do pecado, a nossa vida não fica boa... Ela fica sem sabor ou com sabor desagradável. Impossibilitando de nos matar a fome, fome também de Deus
É preciso saber valorizar os presentes de Deus e nos afastar da vida sem sabor, da vida no escuro e procurar ser luz por onde andarmos.
Ela nos diz que se agirmos com caridade e formos solidários com os que sofrem e passam necessidades, o Senhor caminhará conosco e não nos faltará em nenhum momento da vida.
Senhor Jesus
Abraçando hoje nossa missão
Louvamos o senhor por toda confiança em nós depositada

Luz é o que queremos ser para todos
União é o que queremos levar aos outros
Zelando pela vida e dando o sabor a ela merecido

Desejando que todos sigam na mesma direção
E agradecendo ao pai por sua bênção e proteção
Unidos levaremos nossa missão
Saudando os outros e conquistando mais e mais corações. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário