Pesquisar

domingo, 26 de dezembro de 2010

Sagrada Família de Nazaré


Tendo celebrado ontem o nascimento de Jesus Cristo, a Igreja comemora hoje a Sagrada Família de Nazaré: Jesus, Maria e José. Nessa família nasceu e cresceu o Verbo divino, de onde partiu um dia para assumir sua missão salvadora no mundo. Podemos dizer com segurança que o Amor, que é o vínculo da perfeição, fez da Sagrada Família o modelo do lar cristão. Como em Nazaré, a família cristã deve viver em torno de Jesus, o Verbo da Vida. Somente assim poderá experimentar o dom da paz. Rezemos também para que todas as famílias obtenham apoio e incentivo para desempenhar seu papel insubstituível na sociedade. As características da família descritas nos trechos do Antigo Testamento, sobre as quais se modelavam as nossa famílias patriarcais, eram: a paz, a abundância de bens materiais, a concórdia e a descendência numerosa - sinais da benção do Senhor; a obediência e o amor eram a lei fundamental; essa obediência não era só sinal e garantia de benção e prosperidade para os filhos, mas também um modo de honrar a Deus nos pais. A esse tipo de família o cristianismo trouxe um convite a uma contínua vitória sobre si em vista do Reino: São Paulo pede aos esposos e aos filhos cristãos que vivam a vida familiar como se já vivessem na família do Pai Celeste. Apresentando-nos a experiência de Cristo que entra no contexto de uma família humana concreta, o evangelho traça um quadro realista dos reveses e vicissitudes a que está sujeita a vida de uma família. Nem tudo é idílio, paz e serenidade na família: ela passa pelos sofrimentos e dificuldades do exílio e da perseguição; pelas crises do trabalho, da separação, da emigração, do afastamento dos pais, e outras dificuldades. Na Sagrada Família, como em todas as outras, há alegrias e sofrimentos, desde o nascimento até a infância e a idade adulta; ela amadurece através de acontecimentos alegres e tristes para cada um de seus membros. Entoemos cânticos ao Senhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário