Pesquisar

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Homilia do dia 27 de fevereiro de 2011

Confiantes no Pai

Caríssimos irmãos e irmãs, hoje continuamos a Leitura do Sermão da Montanha, na qual Jesus proclama algunas atitudes básicas do discípulo para acolher o Reino de Deus. E nos dá a oportunidade de contemplar a verdadeira imagem de Deus que: É uma MÃE carinhosa e um PAI providente.
Na 1ª Leitura, Deus é comparado a uma MÃE CARINHOSA, que não esquece de seu filhinho: "Poderá uma mãe esquecer de seu filhinho, e não amar o fruto do seu ventre? Mesmo se houvesse alguma mulher capaz de esquecê-lo, eu não te esqueceria jamais".  (Is 49,14-15)
Essa é a expressão bíblica mais profunda e eloqüente da ternura maternal de Deus e de seu amor ao povo eleito e ao homem. A Mãe não ama seu filho porque ele é bom, mas porque é seu filho...
Na 2ª Leitura, Paulo vem nos dizer para não nos preocuparmos com o que possam dizer ou pensar a nossa respeito, pois devemos colocar a nossa confiança em Deus. "Cada um receberá de Deus o devido louvor". (1Cor 4,1-5)
No Evangelho, Deus é comparado a um PAI PROVIDENTE que cuida de seus filhos, e provê as suas necessidades. Por isso, "não vos preocupeis com o dia de amanhã". (Mt 6,24-34)
Jesus nos adverte para DOIS PERIGOS:
1º) O Apego ao Dinheiro: O cristão não deve amarrar o seu coração aos bens deste mundo. O Dinheiro não pode se transformar em Senhor de sua vida. Quem adora o dinheiro tem tudo, mas torna-se um escravo. "Ninguém pode servir a dois senhores, a Deus e ao dinheiro". O perigo de ele se transformar em senhor paira sobre todos, ricos e pobres.
2º) As vãs Preocupações: Não se afirma que não se deve trabalhar, mas não se deixar levar pela angústia. O compromisso para resolver os problemas da vida não deve nos fazer perder a alegria da vida. Por isso, propõe servir ao Senhor, abandonando-se à Providência amorosa do Pai.
Jesus conclui com um DUPLO CONVITE:
1º. Não se preocupa com a vida, com as veste e muito menos com os alimentos, pois o Pai celeste sabe das nossas necessidades.
2º. Buscar em primeiro lugar o Reimo de Deus, pois tudo o mais será nos concedido em acrescimo.
O Senhor não diz "unicamente", mas buscai "primeiro" o Reino de Deus. Jesus não nega a importância do trabalho para a alimentação, a saúde e o vestuário, mas quer ressaltar a atenção que devemos dar àquilo que constrói o Reino de Deus.
A Proposta do Mundo: leva ao Culto do Dinheiro e ao Consumismo.
E as conseqüências são terríveis:
- Denigre a dignidade humana, convertendo as pessoas em puras máquinas de produção e consumo de bens.
- Bloqueia em nós a solidariedade, a partilha, a fraternidade e favorece o egoísmo e a exploração.
- Nos torna escravo das coisas e dos bens.
A Proposta de Jesus: pede confiança e abandono nas mãos de Deus a quem servimos com amor, e por quem nos sentimos amados. Essa confiança em Deus não é alienante, não nos exime de nossa responsabilidade nas tarefas temporais, nem nos permite fugir de nosso compromisso cristão no mundo.
A qual Deus servimos? Que Deus queremos seguir?
Não podemos servir a Deus e ao dinheiro. Devemos buscar primeiro o Reino de Deus e a sua justiça e tudo o mais nos será dado em acréscimo, nos diz Jesus.
Deixemos de ser servos do dinheiro e escravos de nós mesmos, para servir ao Senhor com alegria e livres da angústia possessiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário