Pesquisar

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Reflexão do dia 21-06-2012


Como rezar
Jesus ensinou aos discípulos como rezar de maneira conveniente. E mostrou ser inútil querer convencer a Deus com um dilúvio de palavras e argumentações, no intuito de fazê-lo atender os pedidos a ele dirigidos. Este expediente esconde uma falsa concepção de Deus, reduzido ao tamanho dos seres humanos. A esses, sim, é possível convencer à custa de palavras. A Deus, não! O discípulo do Reino não pode cultivar esta imagem pagã da divindade. Ela não corresponde ao Pai de Jesus.
O discípulo foi ensinado a rezar, referindo ao Pai somente o essencial. Sua oração centra-se em torno do Reino. O discípulo pede que o senhorio do Pai se concretize na história humana em três níveis: o nome do Pai sendo santificado por todos, de forma a abolir toda espécie de idolatria; seu Reino e sua vontade permeando todas as relações humanas, ou seja, sua Lei se constituindo em princípio norteador de tudo. Além disso, o discípulo implora ao Pai para fazer o Reino acontecer na sua vida quotidiana. Como? Não faltando a ninguém o alimento necessário para a sobrevivência. Estabelecendo-se um clima de perdão e reconciliação entre todos, de modo a formarem uma verdadeira família. E não se deixando levar pelas solicitações do mal, ou seja, não perdendo de vista que só o Pai e seu Reino devem polarizar suas vidas. Não é preciso pedir mais.

A eficácia da oração não é determinada pela quantidade de palavras nela presentes, pelo seu volume ou pela sua visibilidade, mas antes de tudo pela capacidade de estabelecer um relacionamento sério, profundo e filial com Deus. Quem fala muito, grita e fica repetindo palavras é pagão, que não é capaz de reconhecer a proximidade de Deus e ter uma intimidade de vida com ele. A oração também deve ter um vínculo muito profundo com o próprio desejo de conversão e de busca de vida nova, de modo que ela não seja discursiva, mas existencial e o falar com Deus signifique estabelecer um compromisso de vida com ele e para ele.

Mateus 6,7-15

2 comentários:

  1. Olá Padre tudo bem ?
    Sou coordenadora de uma pastoral e esta pastoral para mim a mais linda, , pastoral dos coroinhas, por favor visite nosso BLOG.
    Meu nome é Graça e ficaria muito feliz se um dia eu pudesse levar os meus coroinhas para visitar os teus.Adorei o teu blog.
    www.coroinhascristoressuscitadojoinville.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá minha querida amiga Graça! A paz de Jesus esteja sempre com vc. Fico muito feliz quando encontro Pessoas determinadas a assumir um compromisso com a Igreja, principalmente com os Coroinhas.
      Estamos lançando aqui na Diocese um Manual dos Coroinhas. Nada mais é do que um apanhado de vários livros e resumido em um único, para facilitar para o coordenador.

      Excluir