Pesquisar

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Homilia do dia 27 de fevereiro de 2011

Confiantes no Pai

Caríssimos irmãos e irmãs, hoje continuamos a Leitura do Sermão da Montanha, na qual Jesus proclama algunas atitudes básicas do discípulo para acolher o Reino de Deus. E nos dá a oportunidade de contemplar a verdadeira imagem de Deus que: É uma MÃE carinhosa e um PAI providente.
Na 1ª Leitura, Deus é comparado a uma MÃE CARINHOSA, que não esquece de seu filhinho: "Poderá uma mãe esquecer de seu filhinho, e não amar o fruto do seu ventre? Mesmo se houvesse alguma mulher capaz de esquecê-lo, eu não te esqueceria jamais".  (Is 49,14-15)
Essa é a expressão bíblica mais profunda e eloqüente da ternura maternal de Deus e de seu amor ao povo eleito e ao homem. A Mãe não ama seu filho porque ele é bom, mas porque é seu filho...
Na 2ª Leitura, Paulo vem nos dizer para não nos preocuparmos com o que possam dizer ou pensar a nossa respeito, pois devemos colocar a nossa confiança em Deus. "Cada um receberá de Deus o devido louvor". (1Cor 4,1-5)
No Evangelho, Deus é comparado a um PAI PROVIDENTE que cuida de seus filhos, e provê as suas necessidades. Por isso, "não vos preocupeis com o dia de amanhã". (Mt 6,24-34)
Jesus nos adverte para DOIS PERIGOS:
1º) O Apego ao Dinheiro: O cristão não deve amarrar o seu coração aos bens deste mundo. O Dinheiro não pode se transformar em Senhor de sua vida. Quem adora o dinheiro tem tudo, mas torna-se um escravo. "Ninguém pode servir a dois senhores, a Deus e ao dinheiro". O perigo de ele se transformar em senhor paira sobre todos, ricos e pobres.
2º) As vãs Preocupações: Não se afirma que não se deve trabalhar, mas não se deixar levar pela angústia. O compromisso para resolver os problemas da vida não deve nos fazer perder a alegria da vida. Por isso, propõe servir ao Senhor, abandonando-se à Providência amorosa do Pai.
Jesus conclui com um DUPLO CONVITE:
1º. Não se preocupa com a vida, com as veste e muito menos com os alimentos, pois o Pai celeste sabe das nossas necessidades.
2º. Buscar em primeiro lugar o Reimo de Deus, pois tudo o mais será nos concedido em acrescimo.
O Senhor não diz "unicamente", mas buscai "primeiro" o Reino de Deus. Jesus não nega a importância do trabalho para a alimentação, a saúde e o vestuário, mas quer ressaltar a atenção que devemos dar àquilo que constrói o Reino de Deus.
A Proposta do Mundo: leva ao Culto do Dinheiro e ao Consumismo.
E as conseqüências são terríveis:
- Denigre a dignidade humana, convertendo as pessoas em puras máquinas de produção e consumo de bens.
- Bloqueia em nós a solidariedade, a partilha, a fraternidade e favorece o egoísmo e a exploração.
- Nos torna escravo das coisas e dos bens.
A Proposta de Jesus: pede confiança e abandono nas mãos de Deus a quem servimos com amor, e por quem nos sentimos amados. Essa confiança em Deus não é alienante, não nos exime de nossa responsabilidade nas tarefas temporais, nem nos permite fugir de nosso compromisso cristão no mundo.
A qual Deus servimos? Que Deus queremos seguir?
Não podemos servir a Deus e ao dinheiro. Devemos buscar primeiro o Reino de Deus e a sua justiça e tudo o mais nos será dado em acréscimo, nos diz Jesus.
Deixemos de ser servos do dinheiro e escravos de nós mesmos, para servir ao Senhor com alegria e livres da angústia possessiva.

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Pássaro ferido



Perdido na madrugada e sem rumo certo,
De asas quebradas, frágil passarinho,
Busca o calor e aconchego de um ninho,
Que o acolha, nesse deserto...

Voou muito alto, sonhando demais,
Achando possível que fosse capaz,
Acreditando em contos e em tudo mais,
Sem imaginar que seria deixado para trás...

Acordou de repente, em manhã de inverno,
Sem migrar no outono... -"Antes fosse Ele eterno"...
Que viver esses dias em total solidão,
Enquanto os outros faziam verão...

Em cinzentas manhãs ainda espera o sol,
Que lhe venha trazendo o seu arrebol,
Que lhe aqueça a alma, que lhe aqueça a vida,
Curando-lhe as asas ...sarando a ferida.

Voar alto? ...Nunca mais...
Dormir? Sonhar? Tanto faz...
Pássaro ferido, de asas quebradas,
Perdido, sozinho...nas madrugadas...

Autor: SoninhaValle

Deus não desampara


 
O livro do Apocalipse está repleto de símbolos profundos.
Por conta disso, sua leitura costuma ser um tanto árdua.
Mesmo assim, dele podem ser extraídas preciosas lições, hábeis a ampliar o progresso espiritual.
Em determinado ponto da narrativa, consta o seguinte versículo:
E dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua prostituição e não se arrependeu.
Essa pequena frase é rica de significados.
Ela evidencia a extrema bondade de Deus, manifestada para com todos os Seus filhos.
Perante os erros mais clamorosos, Ele Se posiciona como um Pai amantíssimo, embora justo.
Muitos insistem pela rigidez e irrevogabilidade das determinações de origem Divina.
Entretanto, convém refletir sobre a essência sublime do Amor que tudo gerou e a tudo sustenta.
Esse amor apaga vidas escuras e faz nascer novo dia nos horizontes da alma.
Mediante as sucessivas vidas, viabiliza os mais improváveis reajustes e redenções.
Mesmo entre os juízes terrestres, existem providências fraternas, como a liberdade sob condições.
Por certo, não será o Tribunal Celeste constituído por inteligências mais duras e inflexíveis.
A casa do Pai é muito mais generosa do que qualquer figuração de magnanimidade que se possa conceber.
Em Seus celeiros abundantes, os recursos são infinitos.
Neles há empréstimos e moratórias, para quem muito deve em face das soberanas Leis que regem a vida.
Também são habituais as concessões de tempo para aquele que se complicou espiritualmente, ao longo dos séculos.
Em suma, os recursos da Misericórdia Divina não podem ser concebidos pela mais vigorosa imaginação humana.
O Altíssimo fornece dádivas a todos, em Sua generosidade.
É aconselhável que o homem medite no que tem feito desses recursos.
Que cesse de reclamar e de se achar injustiçado.
Que jamais se permita imaginar o Pai Amoroso apresentado por Jesus como um ser vingativo e mesquinho.
Mas ponha a mão na consciência e se encha de gratidão por tudo o que tem.
Aprenda a valorizar seus amores, seu trabalho e suas lutas.
Esses recursos sublimes não devem ser desperdiçados.
Eles se destinam a propiciar uma retificação de rumos.
Mediante sua utilização, o homem deve crescer em discernimento e em bondade.
Deve se desgostar de velhos vícios, arrepender-se de equívocos e marchar rumo ao Alto, com galhardia.
Muitos são prisioneiros da concepção de justiça implacável.
Tais ignoram os maravilhosos auxílios do Todo Poderoso, que se manifestam por mil modos diferentes.
Contudo, há também os que procuram a própria iluminação pelo Amor Universal.
Esses sabem que Deus dá sempre e que é necessário aprender a receber e a repartir.
Pense nisso!

Autor: Francisco Cândido Xavier

Homilia do dia 13 de Fevereiro de 2011


A Liturgia deste fim de semana nos dá a oportunidade de refletirmos sobre qual deve ser a nossa atitude de cristão diante da LEI DE DEUS. Com certeza, para muitos, é um tabu, uma série de proibições, que desaprovam muitas de nossas atitudes ou ações.
- Será este o verdadeiro sentido dos Mandamentos?
A 1a Leitura (Eclo 5,16-21): vem nos apresenta Deus propondo os Mandamentos ao Povo de Israel, num clima de aliança, e o povo acolhe unânime.
* Para o povo de Israel, o amor e a fidelidade à Lei constituem toda a justiça e a santidade, apesar de muitas infidelidades. Mas, com o passar do tempo, reduziu a Lei a uma observância puramente externa, sem uma convicção interior mais profunda.
No Evangelho (Mt 5,17-37): CRISTO censura tal atitude: “Se a vossa justiça não for maior que a justiça dos escribas e fariseus, não entrareis no Reino dos céus”!
* Não é suficiente uma fidelidade material e externa da Lei. É preciso uma fidelidade mais profunda, interior. E Jesus apresenta 6 exemplos concretos. São Antíteses: “Ouvistes o que foi dito... EU, porém, vos digo...” mediante as quais ele proclama o sentido da nova Lei. Hoje são lidas as primeiras quatro referentes aos temas: Homicídio, Adultério, Divórcio e Perjúrio. As últimas duas: Perdão no lugar de vingança (Lei do talião) e o Amor ao inimigo, em invés de ódio, fica para o próximo domingo.
1) HOMICÍDIO: CONDENA todo tipo de morte, calúnia, mentira, fraude, ofensa. Matar lideranças, não dando espaço na comunidade. E o ABORTO? (Se houvesse um Raio X capaz de mostrar o cemitério que criamos dentro de nosso coração, nós nos assustaríamos.) Quantas pessoas estão mortas, para nós!
2) ADULTÉRIO: (eram bem mais severos para as mulheres). CONDENA não só o ato consumado de adultério, mas também o desejo, o adultério de coração, certas amizades já são adultério. Não basta manter escondido da esposa ou do esposo as infidelidades. "Se teu olho for ocasião de queda, corta-o". Não devemos tomar ao pé da letra, isso significa radicalidade.
3) DIVÓRCIO: A lei de Moisés "tolerava" o divórcio em certos casos (união ilícita), para preservar a mulher nesses casos: direito de igualdade. CONDENA: O Divórcio anula a tolerância da Lei mosaica, e afirma a indissolubilidade do vínculo matrimonial.
4) PERJÚRIO: CONDENA a falsidade.
- E por que precisa jurar?
Não basta uma prática apenas externa da lei, temos que obedecer, viver o espírito da Lei. O Sermão da Montanha nesse trecho nos ensina que a vida espiritual não está num catálogo de normas perfeitas que proíbem as más ações, mas limpeza da fonte de todas as ações: o coração. Pois dele procedem assassínios, adultérios, prostituições, falsos testemunhos e difamações.
Na 2ª Leitura (1Cor 2,6-10): Paulo fala da "Sabedoria de Deus", tão diferente da dos homens.
E NÓS, como observamos os Mandamentos?
- Com o espírito do Antigo Testamento? (fazer isto ou aquilo porque é lei, porque é “obrigado”?)
- Por que vou à Missa?  Porque é um preceito?
“Se a justiça de vocês não for maior que a dos escribas e fariseus... vocês não entrarão no Reino dos céus”. “Quem me AMA, guarda os meus mandamentos...” Seja a nossa observância uma expressão sincera e profunda do nosso amor para com Deus.      

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Homilia do dia 06 de Fevereiro de 2011

Amados filhos e filhas de Deus Pais. Hoje a liturgia vai nos contar sobre o sabor da vida e sobre ser luz para o mundo.
Vamos iniciar fazendo uma pequena experiência. Gostaria que vocês imaginasse um prato de jiló, não dá para engolir, alem de ser amargo e sem sal ainda é péssimo. Mas vamos imaginar agora um prato de batatas fritas, que delicia, mas imagine sem sal, ai não dá né?
Alguém já tentou comer batata sem sal? (é gostosa ou ruim?) Pois é, a batata frita sem sal é uma coisa sem graça, sem sabor, sem vida não é? Nós não gostamos de comer coisas que não tem sabor...
A batata é gostosa porque nela tem o sal que acentua, por isso ela é saborosa. Sem sal não passa de uma pasta sem sabor. A nossa vida fica assim, sem gosto, quando perdemos o sal , o sal da alegria, o sal do amor para com os outros, porque o sabor da nossa vida, o nosso sal, é o amor. E quando perdemos o amor, nossa vida fica sem graça se iguala uma batata sem sal. E vocês sabem que é que pode retornar a alegria para nossa vida? Quem é tem o maior deposito de sal de vida nova? Jesus é quem dá sabor a nossa vida, que nos enche de amor e nos faz brilhar como uma luz sobre a cidade toda, porque aquele que tem amor é luz para os outros, é certeza de caminho aberto, de vida saborosa e cheia de alegria...
Por isso, somos esse sal da vida e somos luz para o mundo porque sabemos que Jesus é a nossa fonte inesgotável de sal para a vida eterna.
Caríssimos, o evangelho de hoje fala que nós somos o sal da terra... Nos chama também a ser luz do mundo...
Deus, na sua sabedoria, escolheu uma coisa de cada vez pra dar sua importância. Vamos fazer um teste com vocês pra sabermos como é que Deus fez a vida ter um sabor certo pra cada coisa.
Vamos novamente fazer uma experiência. Imagine que aqui eu tenho um copo de água. Alguém aqui está com sede e quer bebê-la? Mas antes disso acontecer eu vou adicionar a esta água uma colher bem cheia de sal. Agora você pode beber.
Por que não quer beber? O que mudou?
Imagine que eu tenho aqui um pote de doce de leite. Quem quer? Mas antes vou colocar essa colher de alho pra dar um novo sabor.
Então vamos ver se alguém quer experimentar este pouquinho de pipoca sem sal.
E ai? Ela está gostosa? Não esta faltando nada? Com toda certeza está falta o principal, aquilo que dá sabor, o sal...
Alguém já tentou chegar em casa de noite e fazer tudo no escuro, ir ao banheiro, tudo fica difícil. Porque nós somos filhos da luz. Se eu pedisse para o sacristão apagar a luz da igreja... Será que ficou bom assim? No escuro? O escuro é bom? Será que a luz não é melhor? Então, vou pedir para o Sacristão, acender a luz, porque temos pavor do escuro.
Assim, caros irmãs, com essas comparações, constatamos que Deus nos deu uma vida perfeita, mas todas as vezes que pecamos que fugimos da luz de Deus e mergulhamos no escuro do pecado, a nossa vida não fica boa... Ela fica sem sabor ou com sabor desagradável. Impossibilitando de nos matar a fome, fome também de Deus
É preciso saber valorizar os presentes de Deus e nos afastar da vida sem sabor, da vida no escuro e procurar ser luz por onde andarmos.
Ela nos diz que se agirmos com caridade e formos solidários com os que sofrem e passam necessidades, o Senhor caminhará conosco e não nos faltará em nenhum momento da vida.
Senhor Jesus
Abraçando hoje nossa missão
Louvamos o senhor por toda confiança em nós depositada

Luz é o que queremos ser para todos
União é o que queremos levar aos outros
Zelando pela vida e dando o sabor a ela merecido

Desejando que todos sigam na mesma direção
E agradecendo ao pai por sua bênção e proteção
Unidos levaremos nossa missão
Saudando os outros e conquistando mais e mais corações. Amém!