Pesquisar

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Intercoroinhas 2012

Neste domingo, 26, aconteceu na Diocese de Umuarama o inter-coroinhas, que todos os anos é realizado no mês de Agosto, o mais próximo possível do dia 15 que é o dia de São Tarcísio, Padroeiro dos Coroinhas.
Cerca de umas 830 pessoas estavam presente no evento, entre coroinhas, coordenadores e acompanhantes.
O evento iniciou-se com a celebração da Santa Missa na paróquia Nossa Senhora de Aparecida, que fica bem próxima do CDF (Centro Diocesano de formação). Durante a celebração foi lançado oficialmente o Manual Diocesano dos Coroinhas, escrito e organização pelo Pe. Odair Trindade Araújo. Após a celebração foi realizada uma caminhada com todos os coroinhas em direção do CDF; chegando no CDF eles foram lanchar e a partir da 13h00 os alunos de educação física da Unipar organizaram atividades esportivas para os coroinhas, que ficaram até as 16h00, quando encerrou o evento.
Eis a seguir algumas fotos do inter-coroinhas de 2012: Fotos do Inter-coroinhas 2012

sábado, 25 de agosto de 2012

Missa na casa de dizimista sorteado


Nesta sexta-feira, 24, foi realizada na casa da dizimista QUITÉRIA MARTINS TOCHI, a celebração da Santa Missa, pois todos os meses sorteamos um dizimista que foi fiel com o seu Dízimo no mês anterior, para receber em sua casa a Santa Missa, e neste mês de agosto, dentre os 221 fiéis que colaboraram com o Dízimo, foi a vez de dona Quitéria receber a Missa em sua casa.
A Celebração iniciou-se as 20h00, com a presença dos familiares e amigos, cerca de mais ou menos umas 20 pessoas.
Na homilia o Pe. Odair falou sobre a vida de São Bartolomeu e também sobre as leituras do dia:
"Quando André revela que encontrou o Messias a Natanael ou Bartolomeu, palavra que quer dizer "filho do agricultor", a atitude de Natanael foi de dúvida: "De Nazaré, pode sair coisa boa?" No entanto, ele vence a sua desconfiança, atende ao convite que foi feito por André e vai encontrar-se com Jesus. A experiência do encontro pessoal com Jesus faz com que Natanael venha a reconhecer a sua divindade e torne-se seu discípulo pelo resto de sua vida, mostrando-nos com isso que, apesar de todos os nossos problemas, se procurarmos ter retidão de coração e vencer as nossas fraquezas, também faremos a experiência do encontro pessoal com Jesus e também nos tornaremos seus verdadeiros discípulos."
Após a oração após a comunhão o Pe. Odair deu a palavra para a dona Quitéria, a qual agradeceu a todos os presentes e em especial ao Pe. Odair por celebrar a Santa Eucaristia na casa dele, pois ela nunca tinha recebido em sua casa a celebração da Santa Missa.
Dona Quitéria já havia recebido uma Bíblia em sorteios anteriores.
Seja fiel com o seu Dízimo, que no próximo mês pode ser você o contemplado e receber uma missa em sua casa.
Se você ainda não é dizimista, não perca tempo, passe na Secretaria Paroquial e faça logo o seu cadastro, e seja um fiel dizimista, ajudando a manter a Igreja de Deus.
Eis o que nos diz o profeta Malaquias: “Pagai integralmente os dízimos ao tesouro do templo, para que haja alimento em minha casa. Fazei a experiência - diz o Senhor dos exércitos - e vereis se não vos abro os reservatórios do céu e se não derramo a minha bênção sobre vós muito além do necessário”. (Ml 3, 10)
Fazei então a experiência e verás se Deus não lhe abençoa e derrama muitas graças sobre você e sua Família.


sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Intercoroinha - 26/08/2012

Neste fim de semana, a Diocese de Umuarama promove o Intercoroinha, que acontece todos os anos no mês de Agosto, sempre próximo do dia do Padroeiro dos Coroinhas, São Tarcísio. Este ano acontecerá no dia 26 de agosto.
Inicia-se às 10h00 com a santa Missa, presidida pelo senhor Bispo Dom João Mamede, na Igreja de Nossa Senhora Aparecida de Umuarama. Nesta Missa estaremos lançando oficialmente o manual Diocesano dos Coroinhas. Após a Missa acontecerá uma caminhada com todos os coroinhas para o CDF (Centro Diocesano de Formação), onde todos os anos nos reunimos.
Durante o dia haverá muita brincadeira assessorada pelos alunos de educação física da Unipar. O Termino esta previsto para as 16h00.
Até o momento temos confirmado cerca de uns 750 Coroinhas.

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Reflexão para o 21º DTC - B - 26/08/2012


"Senhor, a quem iremos?"

Ao longo da estrada de nossa vida, nos deparamos com muitas encruzilhadas, em que devemos fazer uma ESCOLHA: Devemos tomar uma estrada e deixar a outra… Como é importante, nesses momentos, o testemunho seguro de alguém que sabe o que quer!
Vi uma vez em um canal de TV, uma afirmação de uma artista que dizia: "Eu sou católica, batizei minha filha na Igreja, mas quando ela crescer, ela irá escolher a sua religião".  O que você pensa a respeito? Será que essa mãe deixará a filha crescer, para ver se ela quer comer e estudar? As leituras nos dão dois testemunhos muito significativos: Josué e Pedro.
A 1a Leitura narra a ESCOLHA de Israel: Javé ou os ídolos. (Js 24,1-2.15-18). Após a longa peregrinação através do deserto e a posse da Terra Prometida, Josué convoca o Povo e o põe diante de uma ESCOLHA fundamental:ESCOLHEI a quem quereis servir: os deuses do lugar, ou o Deus que nos libertou do Egito e fez uma Aliança conosco? Eu, porém, e a minha família vamos servir ao Senhor".
Diante do testemunho forte de Josué, o povo não se deixou levar pela tentação de uma religião mais fácil dos cananeus, pelo contrário decidiu continuar fiel ao Deus de seus pais.
Na 2ª Leitura, Paulo fala do amor conjugal, como sinal do amor de Cristo à sua Igreja. Os esposos devem escolher: Amor ou egoísmo. (Ef 5,21-32). Como Cristo e a Igreja formam um só corpo, assim marido e esposa, comprometidos numa comunidade de amor, formam um só corpo. O casal cristão deve ser sinal e reflexo da união de Cristo com a sua Igreja.
O Evangelho narra a ESCOLHA de Pedro. (Jo 6,60-69). O texto é a conclusão do discurso do "Pão da vida", que provoca uma profunda crise entre os discípulos… Diante de Jesus e de suas palavras, são levados a fazer uma ESCOLHA...  
- Cristo havia feito o milagre da multiplicação dos pães…
- O Povo entusiasmado quer proclamá-lo rei…
- Cristo pede um gesto de fé: crer ou não nele... aceitar ou não a sua proposta...
  Buscar apenas o pão material ou acolher o Dom do Pão da vida... Como alimentara o povo com o pão material… assim também daria um outro pão que seria o próprio corpo (a Eucaristia).
- E o povo se escandaliza… não aceita… até os discípulos murmuram: “Essas palavras são duras demais, é difícil de engolir..." Muitos se retiram e o abandonam…
- Jesus não muda a linguagem, exige fé. A fé pode ser aceita ou recusada, mas não "negociada"... Sem a fé, não entenderiam aquelas palavras e aqueles sinais… Por isso, questiona os doze: "Vocês também querem ir embora?"
- Diante desse desafio, aparece o belo testemunho de Pedro: "A quem iremos, Senhor? Só tu tens palavras de vida eterna." A atitude forte de Pedro dissipa as dúvidas dos demais apóstolos, e todos permanecem fiéis junto ao seu Mestre.
+ A nossa escolha.
- Todos os dias somos desafiados a construir a nossa vida nos valores do poder, do êxito, da ambição, dos bens materiais, da moda...
- E todos os dias somos convidados por Jesus a construir a nossa existência sobre os valores do amor, do serviço, da partilha com os irmãos, da simplicidade, da coerência com os valores do Evangelho...  
Há momentos em que devemos fazer também a nossa ESCOLHA... CRISTÃO é quem escolhe Cristo e o segue... Para isso, deve ser educado no pensamento de Cristo, ver a história como ele, julgar a vida como ele, escolher e amar como ele, esperar como ele ensina, viver nele a comunhão com o Pai e o Espírito Santo.
 + HOJE vemos muitos católicos deixando a religião e ficamos preocupados... A falha é de quem? Da Igreja que batiza? Dos pais que não vivem a vida cristã? Da comunidade que não evangeliza ou não testemunha sua fé?
* Você teria a mesma convicção firme de Josué...: "Nem que todos te abandonem, eu e minha família, não..." Ou a mesma firmeza de Pedro? "A quem iremos, Senhor, só tu tens palavras de vida eterna"!
+ Que tipo de cristão você pretende ser? Que tipo de religião pretende seguir?
- Uma religião REVELADA por Deus, que você acolhe generosamente...
- ou uma religião CRIADA pelos homens, porque atende melhor a seus interesses pessoais?
No Evangelho de hoje, Jesus não parece estar tão preocupado com o número de discípulos que continuarão a segui-lo. Prefere perder os discípulos a renunciar à Missão que recebeu do Pai. O Reino de Deus não é um concurso de popularidade... Muitos pensam que, "suavizando" as exigências do Evangelho, seriam mais facilmente aceitas pelos homens do nosso tempo... O que deve nos preocupar não é tanto o número de pessoas que vão à igreja; mas o grau de autenticidade com que vivemos e testemunhamos no mundo a proposta de Jesus. E nós... a quem iremos? Se ainda estivermos indecisos em nossa escolha, recordemos as palavras de Pedro: "Senhor, a quem iremos, só tu tens palavras de vida eterna…"

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Bento XVI abençoa à cidade de Umuarama


O nosso papa Bento XVI celebrou nessa quarta-feira (15), a Santa Missa em Assunção a Nossa Senhora.
Antes da oração, ele explicou que a festa da Assunção é uma realidade que nos toca também por dar orientações. “Mas a Assunção é uma realidade que toca também a nós, porque nos indica de modo luminoso o nosso destino, o da humanidade e da história” – disse o papa.
Bento XVI recordou aos mais de 3 mil fiéis reunidos no pátio da residência que a proclamação do dogma da Assunta ocorreu em 1950 com o Papa Pio XII e, brevemente, citou a tradição das Igrejas ortodoxas russas, que fala de ‘Dormição’ e não de Assunção.
Após a oração, o Papa fez breves saudações em algumas línguas. Ontem foi a vez também do português:
“Saúdo cordialmente os fiéis brasileiros de Umuarama e Paranavaí e demais peregrinos de língua portuguesa, sobre cujos passos e compromissos cristãos imploro, pela intercessão da Virgem Mãe, as maiores bênçãos divinas. Deixai Cristo tomar posse da vossa vida, para serdes cada vez mais vida e presença de Cristo! Ide com Deus”.


Clique aqui e baixe o áudio para escutar

sábado, 18 de agosto de 2012

Festa da Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Alto Paraíso-Pr

A Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Alto Paraíso, comemora o seu 37º aniversário no dia 23 de novembro de 2012, mas a festa de comemoração será no dia 08 e 09 de Dezembro. Iniciaremos os festejos no dia 08, com a celebração da Santa Missa as 20h00, na Igreja Matriz. Após a Missa todos estão convidados para se dirigirem para o Salão Paroquial, onde acontecerá a festa. No Domingo, iniciaremos às 09h00 com a Santa Missa e logo em seguida, continuação dos festejos no Salão Paroquial, com uma muita animação e sorteio de brindes para os presente no Salão Paroquial. Teremos após o almoço: Canela esportiva; Leilão de Gado; Show de Prêmio. Para terminar, teremos um jantar dançante.

Reflexão do 20º D.T.C. - B - 19/08/2012


Quem é essa Mulher?


Celebramos hoje a festa da ASSUNÇÃO de Nossa Senhora. É uma verdade de fé definida pela Igreja em 1950 (Pio XII). Mas esse fato já era aceito pelos primeiros cristãos.  Em Jerusalém, há duas igrejas de Nossa Senhora:
- da "Dormição", onde Maria teria morrido… Na cripta, aparece sobre uma mesa a "Virgem adormecida".
- do "Túmulo" de Maria, no Getsêmani, onde Maria teria sido enterrada.  Ao lado do túmulo uma pintura da Assunção de Nossa Senhora…
Essa festa nos convida a erguer o olhar para o céu, onde Nossa Senhora é glorificada em corpo e alma, junto a Jesus ressuscitado, e onde também nós somos esperados. A Igreja quer celebrar com essa festa o cumprimento do Mistério Pascal. Sendo Maria a "cheia de graça", sem sombra de pecado, o Pai a quis associar à ressurreição de Jesus. As leituras bíblicas da missa se relacionam com a festa:
A 1a leitura fala de um grande SINAL: Uma MULHER vestida como o sol, tendo nos braços um filho, que um dragão quer devorar... (Ap 11,19-12,1-6.10)
A "mulher" é a Igreja, o "dragão" significa o mal e o "menino" é Cristo.
Todas as passagens das Escrituras referentes ao povo fiel a Deus podem ser aplicadas à nossa Mãe, Maria Santíssima. Eis porque essa é apresentada à nossa reflexão nesta solenidade da Assunção de Nossa Senhora.
Na 2a leitura, Paulo afirma que um dia todos serão glorificados. (1 Cor 15,20-27). Antes, Cristo ressuscitado como primícia dos que morreram... depois os que foram de Cristo... E entre os que foram de Cristo cabe em primeiro lugar, sem dúvida alguma, Nossa Senhora.
* A Assunção é prenúncio da ressurreição final.
O Evangelho apresenta essa MULHER agraciada por Deus, que vai visitar e servir sua prima Isabel para servir. (Lc 1,39-56)
- Isabel exulta de alegria pela presença da Mãe do Senhor e aclama: "Bem aventurada és tu porque acreditaste!" Maria é bem aventurada porque confiou na Palavra de Deus. A fé verdadeira não necessita de demonstrações, mas se concretiza pela adesão incondicional a ela.
- Maria proclama um Hino de louvor ao Senhor pelas maravilhas que Ele realizou nela e em favor dos pobres. Ela proclama que Deus realizou uma tríplice transformação, para restaurar a humanidade na salvação, obra de Cristo.
- no campo religioso: Deus derruba as auto-suficiências humanas, confunde os planos daqueles que nutrem pensamentos de soberba, se inclinam para Deus e oprimem os homens.
- no campo político: Deus derruba os injustificáveis desníveis humanos, "abate os poderosos de seus tronos e eleva os humildes". Não quer aqueles que executam os povos, mas aqueles que estão a serviço dos povos para promover o bem das pessoas e da sociedade, sem discriminações raciais, culturais ou políticas.
- no campo social: Deus confunde a classe baseada no dinheiro e na riqueza. "Cumulou de bens aos famintos e despediu os ricos de mãos vazias"… para instaurar uma verdadeira fraternidade na sociedade, porque todos são filhos de Deus.
* O Magnificat é um canto composto depois da ressurreição de Cristo, inspirado no canto da mãe de Samuel. Lucas o pôs nos lábios de Maria (1 Sm 2,1-11).
+ A festa da Assunção é um sinal de ESPERANÇA para todos nós que estamos a caminho da glória. Maria recebeu, por antecipação, o que Deus reservou a todos os que viverem a exemplo de Maria, com humildade, atentos às necessidades dos irmãos. Por isso, a Assunção não é apenas uma verdade para se crer, mas, sobretudo um mistério para penetrar. É a meta final da minha humanidade, o desfecho inevitável da minha andança, da minha luta e do meu sofrer. É uma luminosa garantia de que também nós seremos o que ela já o é.
+ Maria é Mãe de Jesus e... nossa: A festa da Assunção de Maria nos mostra hoje a mãe que temos no céu, mas também o caminho que devemos seguir para chegar onde ela já está. Nunca sozinhos, mas na comunidade dos discípulos e irmãos de Jesus, alimentados pela Eucaristia, e por ela conduzidos...
+ Maria Modelo de Pessoa consagrada a Deus; Dentro do mês vocacional, hoje estamos lembrando a vocação religiosa... O Religioso e a Religiosa vêem em Maria um modelo a ser seguido: Maria: uma mulher consagrada a Deus, um sinal de esperança para o homem... Como Maria, os religiosos também fazem uma consagração especial a Deus e aos irmãos e devem ser um SINAL de DEUS no meio do Povo... Rezemos pelas vocações religiosas, para que as pessoas consagradas continuem sendo ainda hoje no meio do povo: UM SINAL DE DEUS...

Renovação do Ministério de Ministro Extraordinário da Comunhão Eucarística e da Palavra



Após o Concílio do Vaticano II (1962-65), o Papa Paulo VI autorizou a instituição dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão (MESC), fiéis leigos cuja missão é facilitar aos celebrantes a distribuição da S. Comunhão em igrejas, capelas, hospitais, aos doentes nas casas e outros lugares, desde que o sacerdote não possa fazer isso. A Santa Sé alerta, porém, que o exercício desse ministério deve conservar o seu caráter supletivo e extraordinário, não dispensando os Ministros Ordinários (Bispos, presbíteros, diáconos) de fazer a sua parte.
Este ministério sagrado deve ser exercido por leigos que tenham uma vida cristã autêntica, sejam maduros na fé, e possam servir a Igreja. Além disso, o MESC deve ter uma boa formação doutrinária, pois pode também realizar a celebração da palavra, orientar as pessoas a quem leva a Eucaristia, etc. Ele deve ensinar e viver o que a Igreja ensina, especialmente em relação à Eucaristia e as condições para recebê-la dignamente. Isto exige do Ministro que ele conheça a doutrina da Igreja, especialmente a fundamentação dogmática, moral e sacramental.
Os MECE devem, na medida do possível, realizar estudos de doutrina: estudar os documentos da Igreja, as encíclicas e cartas dos papas, o Catecismo, o Código de Direito Canônico, etc.
É importante que o Ministro conheça os documentos especialmente referentes à Eucaristia, afim de exercer retamente esse ministério. Os Papas sempre falam da Eucaristia, pois ela é “o centro da vida da Igreja” como disse João Paulo II na encíclica “Ecclesia de Eucharistia” (A Igreja vive da Eucaristia), de 2003. O mesmo Papa publicou a Carta Apostólica “Mane Nobiscum Domine”, em 2004, no Ano da Eucaristia. Paulo VI publicou a “Misterium Fidei”, em 1965, sobre o culto da Eucaristia.
De especial importância é que os ministros estudem a Instrução da “Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos”, “Redemptionis Sacramentum”, “sobre algumas coisas que se devem observar e evitar acerca da Santíssima Eucaristia”. Esta Instrução foi preparada por determinação do Papa João Paulo II em colaboração com a “Congregação para a Doutrina da Fé” e o mesmo Pontífice a aprovou no dia 19 do mês de março de 2004, para coibir os erros e abusos que ocorrem na celebração. Esta Instrução esclarece muitas dúvidas sobre a celebração da Eucaristia.
É também importante que o Ministro conheça a “Instrução Geral do Missal Romano”, que disciplina a celebração da Santa Missa. Muitos procedimentos são feitos de maneira errada porque não se conhece ou não se observa essa Instrução. Por exemplo, não é lícito deixar que cada fiel se sirva da Eucaristia sem que haja um Ministro a distribuí-la. A Eucaristia deve ser entregue a cada comungante e não apenas deixada sobre o altar à disposição.
Outras orientações são dadas pela Igreja em outros aspectos como a distribuição da Eucaristia na mão dos fiéis; o comungar de joelhos, o ajoelhar no momento da Consagração. Esses documentos podem ser encontrados em nosso site (www.cleofas.com.br) e/ou no site do Vaticano (www.vatican.va).
Por outro lado, o MESC, como um agente da Igreja, precisa conhecer a doutrina católica de maneira ampla. O nosso povo católico é carente do conhecimento dessa doutrina, e por isso é levado para outras comunidades eclesiais e seitas que não se coadunam com a fé católica. O MESC que vai às casas, precisa dessa formação para levar a verdade da Igreja ao povo. Para isso é fundamental que ele estude o Catecismo da Igreja, que é um manual completo da doutrina católica; como disse João Paulo II é “o texto de referência, seguro e autêntico para o ensino da doutrina católica” (Fidei depositum).
O MECE não é um mero “despachante rápido e prático”. O amor às coisas sagradas deve tornar espontânea a observância de tais instruções.
Prof. Felipe Aquino

A Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Alto Paraíso, neste dia 18, faz a apresentação dos Ministros que irão renovar o seu ministérios.
Na Missa das 20h00, seis ministros irão ser apresentados ao povo de Deus e receberam a aprovação da Diocese para mais um ano de trabalho para a Igreja de Deus, ajudando nas distribuições da Eucaristia e nas visitas aos enfermos.
Após a Homilia, o Padre convidará os ministros que estão renovando o ministério para se aproximarem do Presbitério. Logo em seguida será feita a leitura da Provisão, tanto para os Meceps (Ministros Extraordinário da Comunhão Eucarística e da Palavra), como para os Meces (Ministros Extraordinário da Comunhão Eucarística). No final da Celebração eles receberam a carteirinha de Ministros, a qual será entregue pessoalmente pelo Padre.

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Celebração do Batismo de Crianças

O Batismo é o sacramento comum a todos os cristãos. A Igreja administra-o segundo a missão que o Senhor lhe confiou: "Ide... fazei discípulos entre todas as nações, e batizai-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo." (Mt 28, 19). Os ministros ordinários do Batismo são o bispo, o sacerdote ou o diácono. Em caso de necessidade grave, qualquer pessoa - mesmo não estando batizada - pode administrá-lo, desde que queira fazer o que faz a Igreja (cf. CIC 1256). "Batizar" vem de uma palavra grega que significa "mergulhar". Mergulhado (batizado) na morte para a salvação do mundo (cf. CIC 1225). Quando uma pessoa não batizada dá a sua vida por Jesus Cristo (martírio), recebe o Batismo de sangue. Fala-se também de Batismo de desejo entre os não batizados que praticam o bem, se comprometem pelo próximo e deste modo - às vezes sem o saberem - seguem a Cristo. Quanto às crianças que morrem sem Batismo, acreditamos que, na sua misericórdia, Deus não as abandona.

Neste fim de semana, dedicado aos Pais, a Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Alto Paraíso-Pr, realizará, durante a celebração da Santa Missa, o batizados de várias crianças e ao mesmo tempo faremos a abertura da Semana Nacional da Família. Também celebraremos pelos nossos dizimistas que foram fiéis com o seu dízimo neste mês de julho, e no fim da celebração sortearemos uma Missa, a qual será celebrada na próxima sexta-feira, ás 20h00. 

Dia dos Pais


"PAPAI"
Existe um homem que se esmera no comprimento do dever para dar bom exemplo:
Que fica humilde, quando poderia se exaltar;
Que chora à distancia, a fim de não ser observado;
Que, com o coração dilacerado, se embrutece para se impor como um juiz inflexível;
Que, na ausência, usam-no como temor para evitar uma ação menos correta;
Que quase sempre, é chamado de desatualizado;
Que apenas fisicamente, passa o dia distante, na labuta, por um futuro melhor;
Que, ao fim da jornada, avidamente regressa ao lar para levar muito carinho e, as vezes, pouco receber,
Que esta sempre pronto a ofertar uma palavra orientadora ou relatar uma atitude benfazeja que possa ser imitada;
Que, muitas vezes passa noites mal dormidas a decifrar os segredos da vida, quando extenuado, ainda consegue energias para distribuir energias;
Que é tão humano e sensível, por isso, normalmente, sente a ausência do afeto que lhe é dado raramente e de forma pouco comunicativa.
Que, vibra, se emociona e se orgulha pelos feitos daqueles que tanto ama.
Esse homem geralmente, se agiganta e passa a Ser o valor inexorável quando deixa de existir para sempre.
Nunca perca, pois, a oportunidade de devotar muito carinho e amizade àquele que é seu melhor amigo: SEU PAI.

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Programação da Semana Nacional da Família

Mês de Agosto, é o mês dedicado as vocações. Abrimos o Mês celebrando o dia do Padre (1º fim de semana); no segundo fim de semana celebramos o dia dos Pais e também a abertura da semana da Família; no terceiro fim de semana, celebramos o dia dos religiosos e no quarto fim de semana, celebramos o dia dos leigos e do Catequista.
Entre os dias 12 e 18 de agosto será realizada a Semana Nacional da Família do ano de 2012. É um evento anual que faz parte do calendário de praticamente todas as paróquias do Brasil. Para a ocasião foi elaborado um subsídio que apresenta reflexão sobre o tema: “A Família: o trabalho e a festa”.
O subsídio foi construído com a participação de representantes da Comissão para a Vida e a Família, membros dos Regionais da CNBB e assessores especializados. “Vamos trabalhar o mesmo tema que foi aprofundado durante o 7º Encontro Mundial das Famílias, com o papa, em Milão”, disse o presidente da Comissão Episcopal Família e Vida da Conferência nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e bispo de Camaçari (BA), dom João Carlos Petrini.
Para o presidente, “o tema ajudará cada família a viver melhor a relação com o trabalho, sem ser absorvido e estraçalhado, pelas necessidades e exigências do mundo do trabalho”, explica o presidente.
A primeira Semana Nacional da Família foi realizada em 1992, e de todos os anos traz um tema que defende os valores familiares e cristãos. “É um evento extraordinário que mobiliza a Pastoral Familiar, e outros movimentos e grupos de família de todo Brasil”, afirmou dom João Carlos Petrini.
O subsídio começou a ser editado desde a vinda do papa João Paulo II ao Brasil, em 1994 e passou a ser publicado anualmente. Atualmente está em sua 16ª edição com uma tiragem de 200 mil exemplares. “Neste subsídio queremos auxiliar os encontros da Pastoral Familiar que acontecerão em todo o país, mas de uma maneira mais particular, na Semana Nacional da Família”, disse um dos assessores da Comissão para a Vida e a Família, padre Wladimir Porreca.
Neste ano a Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Alto paraíso fará a semana da família uma semana de oração.
Eis a programação da Semana Paroquial da Família:
Dia 12/08, às 09h00: Missa de abertura da semana da Família – Matriz;
Dia 12/08, às 20h00: Terço com os Agentes de Pastoral – Matriz;
Dia 14/08, às 20h00: Terço dos Homens – Matriz;
Dia 15/08, às 20h00: Terço das Famílias – Matriz;
Dia 16/08, às 20h00: Terço das Mulheres – Matriz;
Dia 17/08, às 20h00: Terço das Crianças – Matriz;
Dia 18/08, às 20h00: Missa de Encerramento da Semana da Família – Matriz.
Venha celebrar conosco! Traga a sua família e vamos juntos rezar pelas nossas famílias e por todas as famílias do mundo inteiro, principalmente por aquelas que estão  passando por dificuldades.

domingo, 5 de agosto de 2012

São João Maria Vianney


Com admiração, alegramo-nos com a santidade de vida do patrono de todos os vigários, conhecido por Cura D'Ars. São João Maria Vianney nasceu em Dardilly, no ano de 1786, e enfrentou o difícil período em que a França foi abalada pela Revolução Napoleônica.
Camponês de mente rude, proveniente de uma família simples e bem religiosa, percebia desde de cedo sua vocação ao sacerdócio, mas antes de sua consagração, chegou a ser um desertor do exército, pois não conseguia "acertar" o passo com o seu batalhão.
Ele era um cristão íntimo de Jesus Cristo, servo de Maria e de grande vida penitencial, tanto assim que, somente graças à vida de piedade é que conseguiu chegar ao sacerdócio, porque não acompanhava intelectualmente as exigências do estudo do Latim, Filosofia e Teologia da época (curiosamente começou a ler e escrever somente com 18 anos de idade).
João Maria Vianney, ajudado por um antigo e amigo vigário, conseguiu tornar-se sacerdote e aceitou ser pároco na pequena aldeia "pagã", chamada Ars, onde o povo era dado aos cabarés, vícios, bebedeiras, bailes, trabalhos aos domingos e blasfêmias; tanto assim que suspirou o Santo: "Neste meio, tenho medo até de me perder". Dentro da lógica da natureza vem o medo; mas da Graça, a coragem. Com o Rosário nas mãos, joelhos dobrados diante do Santíssimo, testemunho de vida, sede pela salvação de todos e enorme disponibilidade para catequizar, o santo não só atende ao povo local como também ao de fora no Sacramento da Reconciliação. Dessa forma, consumiu-se durante 40 anos por causa dos demais (chegando a permanecer 18 horas dentro de um Confessionário alimentando-se de batata e pão).
Portanto, São João Maria Vianney, que viveu até aos 73 anos, tornou-se para o povo não somente exemplo de progresso e construção de uma ferrovia – que servia para a visita dos peregrinos – mas principalmente, e antes de tudo, exemplo de santidade, de dedicação e perseverança na construção do caminho da salvação e progresso do Reino de Deus para uma multidão, pois, como padre teve tudo de homem e ao mesmo tempo tudo de Deus.
São João Maria Vianney, rogai por nós!