Pesquisar

sábado, 31 de outubro de 2009

Dia de todos os Santos

Neste dia celebramos o dia de todos os Santos. Na celebração refleti sobre a Santidade. O que é ser Santo? Ser Santo é fazer a vontade de Deus, seguir os seus passos, amar e ser amado.
Todos nós podemos e devemos ser Santos, pois Deus nos chama a ser Santos como Ele o é. Na segunda leitura, Paulo nos diz que "grande alegria de sermos chamados filhos de Deus". A Santidade não é fruto do esforço humano, que procura alcançar Deus com suas forças, ela é dom do Amor de Deus e resposta do homem à iniciativa de Deus. É graça recebida e tarefa a cumprir...

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Sétimo dia da Novena

Neste sétimo dia da nossa Novena em louvor à Nossa Senhora de Aparecida, celebramos "Maria, mãos que abençoam", e como nos demais dias da novena, no final da celebração realizamos a bênção das chaves da casa, do carro, do escritório, etc...
Presidiu a celebração: Pe. Edson Zamian Paisca, Pároco da Paróquia de Maria Helena - Pr.

Sexto dia da Novena

Neste sexto dia da nosso Novena em Louvor à Nossa Senhora de Aparecida com o tema: "Maria, mãos protetoras", e no final da celebração foi realizada a bênção das Grávidas.
Presidiu a celebração: Pe. Odair Trindade Araújo, Pároco da Paróquia Santa Maria Goretti e São José Operário de Cidade Gaúcha - Pr.

Quinto dia da Novena

Neste quinto dia da novena em Louvor de Nossa Senhora de Aparecida, com o tema: "Maria, mãos que curam", e no final da celebração realizamos a bênção dos terços, escapulário, medalhinha, etc...
Presidiu a celebração: Pe. Valdenir Pereira dos Santos, Pároco da Paróquia de Nova Olímpia - Pr.

Quarta dia da Novena

Neste quarto dia da Novena em Louvor a Nossa Senhora de Aparecida como o tema: "Maria, mãos que rezam". No final da celebração realizamos a bênção da água, símbolo da vida.
Presidiu a Celebração: Pe. Odair Trindade Araújo, Pároco da Paróquia Santa Maria Goretti e São José Operário de Cidade Gaúcha - Pr.

Terceiro dia da Novena

Tema: "Maria, mãos solidárias". Neste dia realizamos a bênção das roupas.
Presidiu a Celebração: Pe. Sérgio Aparecido Galetti, Pároco da Paróquia de Tapira.

Segundo dia da Novena

Neste segundo dia da novena em Louvor a Nossa Senhora de Aparecida, celebrando com toda a comunidade, a festa da Eucaristia, festa da família. Pois neste final de semana refletimos sobre o casal, o compromisso de cada casal, e no final da celebrção demos a bênção aos casais presente.

domingo, 4 de outubro de 2009

27 DTC - Ano B: A Família que Deus quer

A Família que Deus quer

Vivemos num tempo em que os Valores da família são por muitos ignorados ou esquecidos. As leituras falam da dignidade do Matrimônio cristão, dentro do maravilhoso PLANO DE DEUS...
A 1a leitura apresenta Deus criando o Homem e a Mulher, para se completarem, para se ajudarem, para se amarem. (Gn 2,18-24). O texto não é uma reportagem de fatos passados, mas uma CATEQUESE:
1) A Origem da vida e do homem está em Deus...
2) A solidão é uma experiência terrível para a pessoa humana.
3) Homem e mulher são iguais em dignidade. Eles são "da mesma carne", partícipes do mesmo destino. Completam-se um ao outro e juntos complementam a obra do Criador. Esta realidade exige que homem e mulher se respeitem e exclui qualquer atitude egoísta de dominação.
4) Unidade: "Se tornarão uma só carne" = uma só pessoa... Uma fusão não apenas dos corpos, mas na sua totalidade: corpo e alma: com seus projetos, seus sentimentos, seus ideais, suas tendências, suas esperanças, suas amizades... SUA FÉ...
A 2ª Leitura lembra a "qualidade" do amor de Deus pelos homens. (Hb 2,9-11). * O casal cristão deve também testemunhar, com a sua doação sem limites e com a sua entrega total, o amor de Deus pela humanidade.
No Evangelho, Jesus é perguntado sobre o DIVÓRCIO permitido pela lei de Moisés em certos casos, para proteger a mulher das arbitrariedades do marido. (Mc 10,2-6)
- Diante da posição do Mestre, os discípulos ficam perplexos...
* O Evangelho nos apresenta o projeto ideal de Deus para o homem e para a mulher que se amam: eles são convidados a viverem em comunhão total um com o outro, dando-se um ao outro, partilhando a vida um com o outro, unidos por um amor que é mais forte do que qualquer outro vínculo. O divórcio e a poligamia não fazem parte do projeto de Deus. Jesus reafirma a unidade e indissolubilidade do matrimônio e condena o divórcio e a poligamia.
- Numa época, em que muitos procuram destruir ou desfigurar a família, é urgente proclamar o Plano de Deus sobre o Matrimônio e a Família. Não é uma norma da Igreja, é Plano de Deus, reafirmado por Cristo.
+ O texto finaliza com uma referência às CRIANÇAS, as maiores vítimas de uma família fragmentada:
- As mães levam seus filhos até Jesus para que os abençoe.
- Os apóstolos impacientes tentam impedir…
* Os esposos não podem pensar só em si mesmos, esquecendo os filhos… A Missão dos pais é repetir o gesto das mães israelitas: levar seus filhos a Jesus, para que, abençoadas por ele e crescendo na sua escola, conservem a inocência e sejam um dia recebidas no reino dos céus, preparado para elas.
+ Nossa atitude para com os divorciados:
- Acolher, integrar, compreender e ajudar aqueles a quem as circunstâncias da vida impediram de viver o projeto ideal de Deus.
- Sem renunciar ao "ideal", que Deus propõe e Jesus reafirma no Evangelho.
A felicidade de uma família só existe quando há COMUNHÃO: - entre os esposos - com os filhos e - também com Deus…
Rezemos para que nossas famílias sejam a família que Deus quer: "Santuário da vida" e "Berço do Amor e da Fé".
Três tipos de Famílias:
1ª) Famílias Mar Morto: São famílias que estão mortas; mortas para a vida, para a geração, para a oração, etc...;
2ª) Famílias Restaurantes: São famílias que só se encontro na cozinha, na sala de estar, etc...; e
3ª) Famílias Internet: São famílias que só se falam através da internet ou celular.

Novena de Nossa Senhora de Aparecida

Hoje iniciamos a Novena de Nossa Senhora Aparecida na Igreja Matriz de Cidade Gaúcha, às 20h00. Estiveram presente, vários fiéis, que louvaram a Maria e receberam a bênção para os Casais. No final da Celebração foi dado a Bênção com a Imagem da Maria Aparecida, para todos os fiéis que estavam presente. Foi uma celebração bem festiva e solene. Durante os nove dias da novena, os fiéis são convidados a trazer flores para a Mãe Aparecida e também alimentos que serão oferecidos para a Mãe Aparecida com o objetivo de no final da novena, serem entregues para as famílias mais carentes de nossa comunidade, para isso, contamos com a colaboração de várias pessoas da comunidade Católica e demais entidades da cidade.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Novena de Nossa Senhora Aparecida

Neste dia 03 de Outubro de 2009, nós iremos iniciar a Novena em Louvor à Nossa Senhora de Aparecida, às 20h00.
Venha participar e celebrar junto conosco.
Nossa Senhora de Aparecida, rogai por nós.

Santos Anjos da Guarda

Neste dia em que fazemos memória do nosso protetor, a Igreja termina assim o hino e oração da manhã: "Salvai por vosso filho a nós, no amor; ungidos sejamos pelos anjos; por Deus trino, protegidos!"A palavra anjo significa, "enviado, mensageiro divino", muitas vezes encontramos as manifestações dos anjos como missionários de Deus, e por isso, com clareza lemos no salmo 91: "Pois Ele encarregará seus anjos de guardar-te em todos os teus caminhos". Quando nos deparamos com a Anunciação e outros Mistérios da vida de Jesus, conseguimos perceber que este salmo profetiza a presença dos anjos na vida do Senhor. Ora, Cristo é o primogênito de todas as criaturas, nosso irmão e modelo. Se portanto sua humanidade, apesar de unida com a Divindade, era continuamente protegida por anjos, logo quanto mais devemos ser nós, seus membros tão frágeis. Tanto o Pai quer isto que revelou a Jesus : "Guardai-vos de desprezar algum desses pequeninos, pois eu vos digo, nos céus os seus anjos se mantêm sem cessar na presença do meu Pai que está nos céus." (Mt 18,10)Nos Atos dos Apóstolos e nos escritos de São Bernardo, Santo Tomás de Aquino e outros Doutores da Igreja, encontramos testemunhos que nos motivam a confiarmos nos Santos Anjos protetores de cada um, pois atesta a Sagrada Escritura: "Não são todos (os anjos) eles espíritos cumpridores de funções e enviados a serviço, em proveito daqueles que devem receber a salvação como herança?" (Hb 1,14)Na Inglaterra desde o ano 800 acontecia uma festa dedicada aos Anjos da Guarda e a partir do ano 1111 surgiu uma linda oração (apresentada a seguir). Da Inglaterra esta festa se estendeu de maneira universal depois do ano 1608 por iniciativa do Sumo Pontífice da época. Aprendamos e rezemos esta quase milenar prece: "Anjo do Senhor - que por ordem da piedosa providência Divina, sois meu guardião - guardai-me neste dia (tarde ou noite); iluminai meu entendimento; dirigi meus afetos; governai meus sentimentos para que eu jamais ofenda ao Deus e Senhor. Amém."Santos Anjos da Guarda...rogai por nós!
Fonte: Site da Canção Nova

Santa Teresinha do Menino Jesus

"Não quero ser Santa pela metade, escolho tudo".Francesinha, que nasceu em Aliçon 1873, e morreu no ano de 1897. Santa Terezinha não só descobriu no coração da Igreja que sua vocação era o amor, mas sabia que o seu coração - e o de todos nós - foi feito para amar. Terezinha entrou com 15 anos no Mosteiro das Carmelitas, com a autorização do Papa e sua vida passou na humildade, simplicidade e confiança plena em Deus.Todos os gestos e sacrifícios, do menor ao maior, oferecia a Deus, pela salvação das almas, e na intenção da Igreja. Santa Terezinha do Menino Jesus e da Sagrada Face esteve como criança para o pai, livre igual a um brinquedo aos cuidados do Menino Jesus, e tomada pelo Espírito de amor, que a ensinou a pequena via da infância espiritual. O mais profundo desejo do coração de Terezinha era ter sido missionária "desde a criação do mundo, até a consumação dos séculos". Sua vida nos deixou como proposta, selada na autobiografia "História de uma alma", e como intercessora dos missionários sacerdotes e pecadores que não conheciam Jesus, continua ainda hoje, vivendo o Céu, fazendo o bem aos da terra. Proclamada principal padroeira das missões em 1927, padroeira secundária da França em 1944, e Doutora da Igreja, que nos ensina o caminho da santidade pela humildade em 1997, na data do seu centenário. ela mesma testemunha que a primeira palavra que leu sozinha foi: " céus "; agora a última sua entrada nesta morada, pois exclamou : " meu Deus, eu vos amo...eu vos amo ".
Fonte: Site da Canção Nova

Justificativas

Caros amigos, estive meio adoentado e não pude atualizar o meu blog.
Sinceras desculpas, aos amigos leitores.