Pesquisar

domingo, 27 de dezembro de 2009

Sagrada Família de Nazaré

Neste Domingo celebrei a Santa Missa na Igreja Matriz pelas famílias, Missa da Sagrada Família de Nazaré. No final da Celebração dei a Bênção para as famílias e para as Gravidas. Na homilia refleti com a comunidade sobre a responsabilidade de cada um dentro da família, de modo especial, para os casais. Depois falei um pouco para os filhos, sobre o papel de cada um com relação aos pais, lembrei da Parabola do Pai e os dois filhos, o qual pediu para o primeiro ir trabalhar na vinha ele disse sim, mas não foi; pediu para o segundo, que disse não, mas acabou se arrependendo e foi trabalhar na vinha. Qual dos fez a vontade do Pai?

Recital de Natal

Neste dia 26 de Dezembro de 2009, aconteceu o Recital de Natal da Paróquia Santa Maria Goretti e São José Operário de Cidade Gaúcha. O Recital contou com a presença de várias pessoas e teve muitas apresentações. Iniciou às 20h00 e encerrou às 22h30. Foram 11 apresentações e Cerca de 20 mensagens. As mensagens foram escritas por pessoas de várias Igrejas e no final foi distribuida para as família que estiveram presente.

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Um Feliz Natal e um ano Novo repleto de muitas realizações.

Estes são os votos de:
Pe. Odair Trindade Araújo
Pároco da Paróquia Santa Maria Goretti e São José Operário
Cidade Gaúcha - Pr.

Natal

Neste Natal, Desejo a todos muitas felicidades e boaas festas. Que o Menino Jesus nasça em cada Caroação, em cada família.

domingo, 20 de dezembro de 2009

Neste Sábado, fizemos o encerramento da Novena de Natal nas Cebs. Amanhã, Domingo dia 20, às 09h00, temos a Santa Missa com os Batizados de 31 crianças que receberam o Sacramento do Batismo. Devido ao encerramento da novena, teremos a Santa às 19h30 pelas Capelinhas da Mãe Rainha três vezes admirável.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Confissões

Nesta semana estamos atendendo confissões nas Paróquia do Decanato de Nova Olímpia. Na segunda-feira foi em Tapira, cerca de umas 500 pessoas confessaram. Hoje foi aqui em Cidade Gaúcha, os quatro padres do Decanato estiveram presente e atenderam cerca de umas 600 pessoas. Na sexta-feira iremos para Nova Olímpia, para atendermos o povo daquela cidade. Na segunda-feira, dia 21, iremos para Maria Helena, assim fechamos as confissões do Decanato de Nova Olímpia.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Primeira Eucaristia

Neste 3º domingo do tempo do advento, a Paróquia Santa Maria Goretti e São José Operário de Cidade Gaúcha, 88 adolescentes receberam pela primeira vez a Eucaristia, o Corpo e o Sangue de Cristo. neste mesmo domingo encerramos o ano catequético e também a despedida da Irmã Sirley, que foi transferida para uma cidade do Rio Grande do Sul, na qual irã trabalhar nas missões. Após a celebração, e depois das fotos com os adolescentes, nos reunimos na casa da Ministra Marilena Pereira Aita para um almoço com todos os ministros da Paróquia e foi também o almoço de despedida da Irmã.

Investidura dos novos Coroinhas

Aconteceu neste último dia 12, na Missa das 20h00, na Igreja Matriz de Cidade Gaúcha, Paróquia Santa Maria Goretti e São José Operário, a investidura de sete novos coroinhas, os quais foram acolhidos pela comunidade com uma calorosa salva de palmas. Após a celebração todos foram para o centro de formação, onde teve um coquitel para os coroinhas e seus pais e padrinhos.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Domingo

Nossa, hoje foi um dia bem carregado. Presidi três Missa: uma na Matriz e as outras duas em duas capelas rurais. Além disso tive uma reunião com os novos Coroinhas que serão investidos no próximo sábado, dia 12. Graças a Deus tudo correu muito bem.

domingo, 6 de dezembro de 2009

Preparando o Presépio

Ei! Ei! Ei, você que navega neste blog. Você já arrumou o seu presépio, ainda não? Ainda é tempo de preparar o seu presépio, estamos vivendo o segundo Domingo do Advento. Neste domingo é tempo de colocar no seu presépio apenas as gramas, a árvore, e a água. No primeiro domingo do Advento, foi o momento de arrumar o lugar com um pana azul celeste na parede e um pano marron na mesa, além as pedras troncos e terra, no pano azul deve colocar as estrelas e as nuvens. No terceiro domingo é tempo de colocar a gruta, os animais e ligar as luzes. No quarto domingo é tempo de colocar as figuras humanas, Maria e José, os Pastores e os reis quem vão se aproximando da gruta pouco a pouco. E no dia 24 e 25 coloca a figura do Menino Jesus e os Reis se aproxima da gruta para entregar os presentes.

Advento

Neste segundo domingo do temo do Advento, continuamos a ouvir o profeta João Batista fazendo um apelo à conversão, para prepararmos o caminho do Senhor. Somos convidados a preparar o nosso coração para receber o Menino Jesus que vem, vem para nos trazer a salvação. Aproveitemos e tempo do advento para preparar-nos a vivermos um Natal abençoado Pelo Menino Jesus.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Oração

"Toda oração de contemplação é graça. E a graça vem de Deus". (Oração Cristã. LourençoKearns)

1ª Sexta-feira do mês de Dezembro

Nesta sexta-feira, celebramos o Sagrado coração de Jesus, o dia do apostolado da oração, onde nós celebramos a Santa Missa às 16h00 na Igreja Matriz com a presença dos membros do Apostolado da Oração. A liturgia nos fala dos dois cegos que suplicavam a Jesus a cura de sua cegueira. Pois eles sabiam que somente Jesus era capaz de curá-los.
Os pobres e humildes estão sempre disponíveis para acolher o que vem do Senhor: sua luz e sua verdade. Como os cegos da liturgia de hoje, todos nós precisamos ser curados por Jesus. Assim poderemos canta o refrão do Salmo: "O Senhor é minha luz e salvação".

sábado, 28 de novembro de 2009

A Caminho do Natal

Nesse domingo iniciamos mais um ano Litúrgico na Igreja, durante o qual iremos refletir e celebrar os principais mistérios de nossa fé e da história da Salvação, e para nos acompanhar nesta nossa caminhada temo a companhia de São Lucas (Evangelho).
O Ano Litúrgico está centralizado em duas grandes festas: o Natal e a Páscoa. E cada uma delas conta com três momentos especiais:
1) De preparação: Advento e Quaresma;
2) De Celebração: do Natal à Epifania; da Páscoa ao Pentecostes;
3) De Prolongamento: os domingos do tempo comum.
O advento é um momento de espera e esperança, em que celebramos:
* Um fato do Passado: A vinda histórica de Cristo;
* Um fato do presente: Vinda de Jesus presente na sua Igreja;
* Um fato do futuro: É a segunda vinda de Jesus Cristo.
As leituras deste fim de semana nos remete a isso:
1ª Leitura damos uma olhada para o Passado;
2ª Leitura damos uma olhada para o Presente; e
No Evangelho damos uma olhada para o Futuro.
Como você pretende preparar o seu Natal desse ano?
O verdadeiro Natal é vivido num Clima de Esperança; de vigilância; de Oração e de Conversão.
Vamos remover de nossa vida toda a bagagem inútli que possa impedir os nossos passos para Cristo.

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Celebração de abertura da Novena de Natal

Hoje, às 20h00, na Igreja Matriz de Cidade Gaúcha, acontece a celebração de abertura da Novena de Natal, com todos os animadores e os seus vices, juntamente com os Coordenadores e seus vices, mas o povo que deseja participar desta celebração. A partir desta noite as famílias já podem iniciar a sua novena de Natal.

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Reunião em Pitanga

Nesta semana, fui até a Cidade de Pitanga para participar de uma reunião dos Padres representantes de toda as Dioceses do Paraná, mais os delegados que vão para o Encontro Nacional dos Presbíteros em Itaici-Sp, nos dias 03 a 09 de Fevereiro de 2010.
Estiveram presente neste encontro cerca de 33 Padres das 19 Diocese do Paraná. O encontro começou na Segunda-feira às 18h00 com uma oração incial na capela e depois fomos até uma pizzaria para jantarmos, depois retornamos para a casa de formação para o descansarmos.
Na terça-feira iniciamos o dia com a Laudes e depois tivemos a reunião para o estudo do 13º ENP em grupos até as 10h30, após o cafezinho foi colocada as fichas de inscrição para o ENP e também a ficha de cadastro da carteirinha de Sacerdote. O encontro encerrou com o almoço e depois todos voltaram para as suas Dioceses.

sábado, 21 de novembro de 2009

Recital de Natal

Estamos preparando mais um recital de Natal neste ano de 2009. Se você sabe cantar, dançar, encenar ou recitar poesia, venha se inscrever para participar do Recital de Natal na secretaria Paroquia com a Beatriz ou com a Gismara. Tudo deve nos levar a celebrar o Natal de Jesus, por isso, todas as apresentações deve ser do gênero natalino. A inscrição é para todos, sem exceção de ninguém, não importa se você é Católico ou não, o importante é participar e celebrarmos juntos a festa do Natal do Senhor. Estamos aguardando você e sua família.
Venha participar conosco.

Pe. Odair Trindade Araújo
Pároco da Paróquia Santa Maria Goretti e São José Operário de Cidade Gaúcha - Pr.

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

13ª Concentração Paroquial das Ceb

Está chegando.
No próximo Domingo estaremos reunidos no Salão Paroquial para celebrarmos o dia do leigo e leiga, dia de Cristo Rei do Universo, e neste dia nós faremos a Concentração Paroquial das Cebs, um evento muito importante para as nossos comunidades. Temo uma programação muito boa para este momento. Neste dia iremos eleger a Rainha das Cebs de Cidae Gaícha; Teremos o festival de fantasias, concurso de danças (Forró), encenações, gincana bílbica, caça ao tesouro e no final de tudo teremos a partilha dos alimentos que cada um é convidado a trazer para este dia. Cada pessoa ou família está convocada para participar e trazer um pratinho de salgados e doces e também refrigerante, para a partilha, encerramos este dia com a Bênção do Pe Odair, uma bênção especial para os leigos e leigas de nossa comunidade.
Neste mersmo dia, na parte da manhã, exatamente as 09h00, teremos a Celebração da Santa Missa pelos 48 anos de evangelização de nossa Paróquia, por isso, a Missa será solene, com muita animação. Todos são convidados para participar tanto da Missa de manhã, como da Concentração das Cebs à tarde. Venha e traga a sua Familia.

Sexta-Feira

Hoje, sexta-feira, irei até a casa da dizimista Vera Lucia Cardozo, que foi a sorteada para receber em sua casa a Missa, que todos os meses nós celebramos na casa de um dizimista que durante o mês foi fiel a sua contribuição do dízimo. Neste Mês, foi a Vera Lucia Cardozo da Ceb São Sebastião.
A Missa acontecerá às 20h00. Contamos com a sua presença. Deus lhe abençoe.

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Dedicação da Basilica de São Pedro e São Paulo

Neste dia 18 comemoramos o dia da Dedicação da Basílica de São Pedro e São Paulo, que são muito veneradas pelos cristãos. Pedro e Paulo foram martirizados em Roma no ano de 67. Pedro foi crucificado e Paulo decapitado. Recordamos a nós mesmos o sentido de ser uma Igreja-viva, Igreja-presente e Igreja-testemunho em nosso mundo. Somos também Apóstolos de Cristo e temos por missão testemunhar com a vida a fé que professamos. Rezemos pois, para a unidade e a missão da Igreja de Cristo.
Iluminados pelo Espírito Santo, e pelos testemunhos dos Apóstolos, peçamos ao Deus da vida que nos fortalece para que sejamos também nós testemunhas do Cristo Ressuscitado entre nós. Que São Pedro e São Paulo, colunas fundamentias da Igreja, interceda por todos nós.

Abençoe-vos o Deus todo-poderoso, em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Dia Nacional de Combate ao Racismo

Neste dia 18 de Novembro, comemoramos o dia de combate ao racismo.
A Organização das Nações Unidas é a mais significativa instituição internacional, com um compromisso central de promover ps direitos humanos, incluindo 0 anti-racismo e a anti-discriminação. O poder das nações Unidas na promoção dos direitos humanos não foi sempre efetivamente empregado, mas sua lista de conquistas inclui um significante papel no movimento mundial contra o apartheid e no desenvolvimento das redes globais de lideranças das mulhers. A Organização das Nações Unidas e o seu potencial são importantes demais para serem ignorados.
Fonte: www.beyondracism.org?porque_a_conferencia_mundial.htm
www.quediaehoje.net

Onde está o talento?

Senhor, nós te agradecemos por este dia. Queremos que tu Senhor, definas os contornos de nossos caminhos, as cores de nossas palavras e gestos, a dimensão de nossos projetos, o calor de nossos relacionamentos e o rumo de nossa vida. Podes entrar, Senhor, em nossas famílias. precisamos do ar puro de tua verdade. Precisamos de tua mão libertadora para abrir compartimentos fechados em nosso coração. Precisamos da tua paz para nossos conflitos. Precisamos de teu contato para curar feridas. Precisamos, sobretudo, Senhor, de tua presença para aprendermos a partilhar e abençoar! Ó Jesus, nosso Mestre, Verdade-Caminha-Vida, tem piedade de todos nós, vossos filhos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!

Boa noite

Olá meus amigos internautas. Paz e bem!
Hoje foi um dia muito bom, para não dizer excelente.
Graças a Deus, pude tirar um dia de folga, foi o meu domingo.
Quando todos descansam no domingo, eu só descanso na terça-feria.
Mas isso é muito bom, pois eu estou a serviço da Igreja de Deus.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

48º aniversário da Paróquia Santa Maria Goretti e São José OPerário

Olá, que dia complicado hoje, muito trabalho e para me ajudar a minha renite amanheceu atacada hoje. Mas está tudo bem. Hoje tivemos a reunião para preparar a celebração do próximo final de semana. Neste mesmo final de semana celebraremos o aniversário da Paróquia, 48º aniversário. Isso acontecerá no Domingo dia 22, às 09h00, na Igreja Matriz. Na realidade, o aniversário é no dia 19/11, mas como cai numa quinta-feira, nós iremos celebrar no domingo próximo.

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

48º aniversário da Paróquia Santa Maria Goretti e São José OPerário

No próximo final de semana, a Paróquia de Cidade Gaúcha celebra mais um ano de evangelização. Na realidade o aniversário é no dia 19 de Novembro. Mas nós iremos celebrar no domingo dia 22, festa de Cristo Rei do Universo, dia do leigo(a). Hoje nós nos reunimos para preparar a celebração solene de aniversário da Paróquia. Gostaria de convidar os fiéis de Cidade Gaúcha para celebrarmos juntos o 48º aniversário de nossa Paróquia. Minhas orações a todos os fiéis da Paróquia Santa Maria Goretti e São José Operário de Cidade Gaúcha-Pr. Que o bom Deus sempre abençoe a todos e dê muita saúde e paz.

sábado, 14 de novembro de 2009

33º Domingo do Tempo Comum (Ano B)

A liturgia deste final de semana apresenta-nos, fundamentalmente, um convite à esperança.convida-nos a confiar nesse Deus Libertador, Senhor da história, que tem um projeto de vida para cada um de nós. Na primeira leitura, anuncia aos que são persseguidos e desanimados a chegada iminente do tempo da intervenção libertadora de Deus para salvar o seu povo. A segunda leitura lembra que Jesus veio ao mundo para concretizar o projeto de Deus no sentido de libertar o homem do pecado e de o inserir numa vida nova. No Evangelho, Jesus garante-nos que, num futuri sem data marcada, o mundo velho do egoísmo e do pecado vai cair e que Deus vai fazer aparecer um mundo novo, de vida e de felicidade sem fim.

sábado, 31 de outubro de 2009

Dia de todos os Santos

Neste dia celebramos o dia de todos os Santos. Na celebração refleti sobre a Santidade. O que é ser Santo? Ser Santo é fazer a vontade de Deus, seguir os seus passos, amar e ser amado.
Todos nós podemos e devemos ser Santos, pois Deus nos chama a ser Santos como Ele o é. Na segunda leitura, Paulo nos diz que "grande alegria de sermos chamados filhos de Deus". A Santidade não é fruto do esforço humano, que procura alcançar Deus com suas forças, ela é dom do Amor de Deus e resposta do homem à iniciativa de Deus. É graça recebida e tarefa a cumprir...

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Sétimo dia da Novena

Neste sétimo dia da nossa Novena em louvor à Nossa Senhora de Aparecida, celebramos "Maria, mãos que abençoam", e como nos demais dias da novena, no final da celebração realizamos a bênção das chaves da casa, do carro, do escritório, etc...
Presidiu a celebração: Pe. Edson Zamian Paisca, Pároco da Paróquia de Maria Helena - Pr.

Sexto dia da Novena

Neste sexto dia da nosso Novena em Louvor à Nossa Senhora de Aparecida com o tema: "Maria, mãos protetoras", e no final da celebração foi realizada a bênção das Grávidas.
Presidiu a celebração: Pe. Odair Trindade Araújo, Pároco da Paróquia Santa Maria Goretti e São José Operário de Cidade Gaúcha - Pr.

Quinto dia da Novena

Neste quinto dia da novena em Louvor de Nossa Senhora de Aparecida, com o tema: "Maria, mãos que curam", e no final da celebração realizamos a bênção dos terços, escapulário, medalhinha, etc...
Presidiu a celebração: Pe. Valdenir Pereira dos Santos, Pároco da Paróquia de Nova Olímpia - Pr.

Quarta dia da Novena

Neste quarto dia da Novena em Louvor a Nossa Senhora de Aparecida como o tema: "Maria, mãos que rezam". No final da celebração realizamos a bênção da água, símbolo da vida.
Presidiu a Celebração: Pe. Odair Trindade Araújo, Pároco da Paróquia Santa Maria Goretti e São José Operário de Cidade Gaúcha - Pr.

Terceiro dia da Novena

Tema: "Maria, mãos solidárias". Neste dia realizamos a bênção das roupas.
Presidiu a Celebração: Pe. Sérgio Aparecido Galetti, Pároco da Paróquia de Tapira.

Segundo dia da Novena

Neste segundo dia da novena em Louvor a Nossa Senhora de Aparecida, celebrando com toda a comunidade, a festa da Eucaristia, festa da família. Pois neste final de semana refletimos sobre o casal, o compromisso de cada casal, e no final da celebrção demos a bênção aos casais presente.

domingo, 4 de outubro de 2009

27 DTC - Ano B: A Família que Deus quer

A Família que Deus quer

Vivemos num tempo em que os Valores da família são por muitos ignorados ou esquecidos. As leituras falam da dignidade do Matrimônio cristão, dentro do maravilhoso PLANO DE DEUS...
A 1a leitura apresenta Deus criando o Homem e a Mulher, para se completarem, para se ajudarem, para se amarem. (Gn 2,18-24). O texto não é uma reportagem de fatos passados, mas uma CATEQUESE:
1) A Origem da vida e do homem está em Deus...
2) A solidão é uma experiência terrível para a pessoa humana.
3) Homem e mulher são iguais em dignidade. Eles são "da mesma carne", partícipes do mesmo destino. Completam-se um ao outro e juntos complementam a obra do Criador. Esta realidade exige que homem e mulher se respeitem e exclui qualquer atitude egoísta de dominação.
4) Unidade: "Se tornarão uma só carne" = uma só pessoa... Uma fusão não apenas dos corpos, mas na sua totalidade: corpo e alma: com seus projetos, seus sentimentos, seus ideais, suas tendências, suas esperanças, suas amizades... SUA FÉ...
A 2ª Leitura lembra a "qualidade" do amor de Deus pelos homens. (Hb 2,9-11). * O casal cristão deve também testemunhar, com a sua doação sem limites e com a sua entrega total, o amor de Deus pela humanidade.
No Evangelho, Jesus é perguntado sobre o DIVÓRCIO permitido pela lei de Moisés em certos casos, para proteger a mulher das arbitrariedades do marido. (Mc 10,2-6)
- Diante da posição do Mestre, os discípulos ficam perplexos...
* O Evangelho nos apresenta o projeto ideal de Deus para o homem e para a mulher que se amam: eles são convidados a viverem em comunhão total um com o outro, dando-se um ao outro, partilhando a vida um com o outro, unidos por um amor que é mais forte do que qualquer outro vínculo. O divórcio e a poligamia não fazem parte do projeto de Deus. Jesus reafirma a unidade e indissolubilidade do matrimônio e condena o divórcio e a poligamia.
- Numa época, em que muitos procuram destruir ou desfigurar a família, é urgente proclamar o Plano de Deus sobre o Matrimônio e a Família. Não é uma norma da Igreja, é Plano de Deus, reafirmado por Cristo.
+ O texto finaliza com uma referência às CRIANÇAS, as maiores vítimas de uma família fragmentada:
- As mães levam seus filhos até Jesus para que os abençoe.
- Os apóstolos impacientes tentam impedir…
* Os esposos não podem pensar só em si mesmos, esquecendo os filhos… A Missão dos pais é repetir o gesto das mães israelitas: levar seus filhos a Jesus, para que, abençoadas por ele e crescendo na sua escola, conservem a inocência e sejam um dia recebidas no reino dos céus, preparado para elas.
+ Nossa atitude para com os divorciados:
- Acolher, integrar, compreender e ajudar aqueles a quem as circunstâncias da vida impediram de viver o projeto ideal de Deus.
- Sem renunciar ao "ideal", que Deus propõe e Jesus reafirma no Evangelho.
A felicidade de uma família só existe quando há COMUNHÃO: - entre os esposos - com os filhos e - também com Deus…
Rezemos para que nossas famílias sejam a família que Deus quer: "Santuário da vida" e "Berço do Amor e da Fé".
Três tipos de Famílias:
1ª) Famílias Mar Morto: São famílias que estão mortas; mortas para a vida, para a geração, para a oração, etc...;
2ª) Famílias Restaurantes: São famílias que só se encontro na cozinha, na sala de estar, etc...; e
3ª) Famílias Internet: São famílias que só se falam através da internet ou celular.

Novena de Nossa Senhora de Aparecida

Hoje iniciamos a Novena de Nossa Senhora Aparecida na Igreja Matriz de Cidade Gaúcha, às 20h00. Estiveram presente, vários fiéis, que louvaram a Maria e receberam a bênção para os Casais. No final da Celebração foi dado a Bênção com a Imagem da Maria Aparecida, para todos os fiéis que estavam presente. Foi uma celebração bem festiva e solene. Durante os nove dias da novena, os fiéis são convidados a trazer flores para a Mãe Aparecida e também alimentos que serão oferecidos para a Mãe Aparecida com o objetivo de no final da novena, serem entregues para as famílias mais carentes de nossa comunidade, para isso, contamos com a colaboração de várias pessoas da comunidade Católica e demais entidades da cidade.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Novena de Nossa Senhora Aparecida

Neste dia 03 de Outubro de 2009, nós iremos iniciar a Novena em Louvor à Nossa Senhora de Aparecida, às 20h00.
Venha participar e celebrar junto conosco.
Nossa Senhora de Aparecida, rogai por nós.

Santos Anjos da Guarda

Neste dia em que fazemos memória do nosso protetor, a Igreja termina assim o hino e oração da manhã: "Salvai por vosso filho a nós, no amor; ungidos sejamos pelos anjos; por Deus trino, protegidos!"A palavra anjo significa, "enviado, mensageiro divino", muitas vezes encontramos as manifestações dos anjos como missionários de Deus, e por isso, com clareza lemos no salmo 91: "Pois Ele encarregará seus anjos de guardar-te em todos os teus caminhos". Quando nos deparamos com a Anunciação e outros Mistérios da vida de Jesus, conseguimos perceber que este salmo profetiza a presença dos anjos na vida do Senhor. Ora, Cristo é o primogênito de todas as criaturas, nosso irmão e modelo. Se portanto sua humanidade, apesar de unida com a Divindade, era continuamente protegida por anjos, logo quanto mais devemos ser nós, seus membros tão frágeis. Tanto o Pai quer isto que revelou a Jesus : "Guardai-vos de desprezar algum desses pequeninos, pois eu vos digo, nos céus os seus anjos se mantêm sem cessar na presença do meu Pai que está nos céus." (Mt 18,10)Nos Atos dos Apóstolos e nos escritos de São Bernardo, Santo Tomás de Aquino e outros Doutores da Igreja, encontramos testemunhos que nos motivam a confiarmos nos Santos Anjos protetores de cada um, pois atesta a Sagrada Escritura: "Não são todos (os anjos) eles espíritos cumpridores de funções e enviados a serviço, em proveito daqueles que devem receber a salvação como herança?" (Hb 1,14)Na Inglaterra desde o ano 800 acontecia uma festa dedicada aos Anjos da Guarda e a partir do ano 1111 surgiu uma linda oração (apresentada a seguir). Da Inglaterra esta festa se estendeu de maneira universal depois do ano 1608 por iniciativa do Sumo Pontífice da época. Aprendamos e rezemos esta quase milenar prece: "Anjo do Senhor - que por ordem da piedosa providência Divina, sois meu guardião - guardai-me neste dia (tarde ou noite); iluminai meu entendimento; dirigi meus afetos; governai meus sentimentos para que eu jamais ofenda ao Deus e Senhor. Amém."Santos Anjos da Guarda...rogai por nós!
Fonte: Site da Canção Nova

Santa Teresinha do Menino Jesus

"Não quero ser Santa pela metade, escolho tudo".Francesinha, que nasceu em Aliçon 1873, e morreu no ano de 1897. Santa Terezinha não só descobriu no coração da Igreja que sua vocação era o amor, mas sabia que o seu coração - e o de todos nós - foi feito para amar. Terezinha entrou com 15 anos no Mosteiro das Carmelitas, com a autorização do Papa e sua vida passou na humildade, simplicidade e confiança plena em Deus.Todos os gestos e sacrifícios, do menor ao maior, oferecia a Deus, pela salvação das almas, e na intenção da Igreja. Santa Terezinha do Menino Jesus e da Sagrada Face esteve como criança para o pai, livre igual a um brinquedo aos cuidados do Menino Jesus, e tomada pelo Espírito de amor, que a ensinou a pequena via da infância espiritual. O mais profundo desejo do coração de Terezinha era ter sido missionária "desde a criação do mundo, até a consumação dos séculos". Sua vida nos deixou como proposta, selada na autobiografia "História de uma alma", e como intercessora dos missionários sacerdotes e pecadores que não conheciam Jesus, continua ainda hoje, vivendo o Céu, fazendo o bem aos da terra. Proclamada principal padroeira das missões em 1927, padroeira secundária da França em 1944, e Doutora da Igreja, que nos ensina o caminho da santidade pela humildade em 1997, na data do seu centenário. ela mesma testemunha que a primeira palavra que leu sozinha foi: " céus "; agora a última sua entrada nesta morada, pois exclamou : " meu Deus, eu vos amo...eu vos amo ".
Fonte: Site da Canção Nova

Justificativas

Caros amigos, estive meio adoentado e não pude atualizar o meu blog.
Sinceras desculpas, aos amigos leitores.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

XXVI Domingo do Tempo Comum (Ano B)

Data: 27-09-2009;
Dia: Domingo;
Semana: Tempo Comum XXVI;
Tempo: T. Comum

1ª Leitura: Num 11, 25-29: “Estás com ciúmes por causa de mim? Quem dera que todo o povo fosse profeta!”
Uma das grandes fraquezas humanas é o espírito de inveja e de partidarismo; e essa atitude de espírito é um dos maiores impedimentos à unidade e à colaboração. Tal atitude aparece até dentro da comunidade do povo de Deus, como se pode ver já nesta passagem do Antigo Testamento. Mas um espírito reto e humilde, como o de Moisés, saberá antes agradecer ao Senhor os dons que reconhecer nos outros, e não lhos invejar. É preciso antes compreender que o povo de Deus é todo ele animado pelo Espírito de Deus, o qual assiste a cada um em ordem à função que lhe cabe no meio desse povo.

SALMO RESPONSORIAL Salmo 18 (19), 8.10.12-13.14 (R. 9a)
Refrão: Os preceitos do Senhor alegram o coração. Repete-se

2ª Leitura: Tg 5, 1-6: “As vossas riquezas estão apodrecidas”.
O Apóstolo que escreveu o texto que hoje nos é proclamado pertenceu à primeira geração cristã. Por ele se vê como a fé, que inspirou, na Sagrada Escritura, páginas da mais alta mística, inspirou igualmente orientações muito práticas para a vida social, no que diz respeito ao uso dos bens temporais e à justiça para com o próximo, como estas que vamos escutar.

Evangelho: Mc 9, 38-43. 45.47-48: “Quem não é contra nós é por nós. Se a tua mão é para ti ocasião de escândalo, corta-a”.
O Espírito de Deus, que encheu a terra inteira, quer atingir, pela sua acção, todos os homens. Onde quer que a sua ação se manifeste, aí está a sua presença. E os filhos da Igreja devem alegrar-se com isso, procurando sempre, à luz do Espírito, discernir o que é ou não fruto desse mesmo Espírito. É à luz do Espírito de Deus que cada qual procurará ajuizar das suas próprias atitudes, deixando para trás tudo o que for obstáculo ao reino de Deus.

XXVI Domingo do Tempo Comum (Ano B)
TEMA
A liturgia do 26º Domingo do Tempo Comum apresenta várias sugestões para que os crentes possam purificar a sua opção e integrar, de forma plena e total, a comunidade do Reino. Uma das sugestões mais importantes (que a primeira leitura apresenta e que o Evangelho recupera) é a de que os crentes não pretendam ter o exclusivo do bem e da verdade, mas sejam capazes de reconhecer e aceitar a presença e a ação do Espírito de Deus através de tantas pessoas boas que não pertencem à instituição Igreja, mas que são sinais vivos do amor de Deus no meio do mundo.
A primeira leitura, recorrendo a um episódio da marcha do Povo de Deus pelo deserto, ensina que o Espírito de Deus sopra onde quer e sobre quem quer, sem estar limitado por regras, por interesses pessoais ou por privilégios de grupo. O verdadeiro crente é aquele que, como Moisés, reconhece a presença de Deus nos gestos proféticos que vê acontecer à sua volta.
No Evangelho temos uma instrução, através da qual Jesus procura ajudar os discípulos a situarem-se na órbita do Reino. Nesse sentido, convida-os a constituírem uma comunidade que, sem arrogância, sem ciúmes, sem presunção de posse exclusiva do bem e da verdade, procura acolher, apoiar e estimular todos aqueles que atuam em favor da libertação dos irmãos; convida-os também a não excluírem da dinâmica comunitária os pequenos e os pobres; convida-os ainda a arrancarem da própria vida todos os sentimentos e atitudes que são incompatíveis com a opção pelo Reino.
A segunda leitura convida os crentes a não colocarem a sua confiança e a sua esperança nos bens materiais, pois eles são valores perecíveis e que não asseguram a vida plena para o homem. Mais: as injustiças cometidas por quem faz da acumulação dos bens materiais a finalidade da sua existência afastá-lo-ão da comunidade dos eleitos de Deus.
(Fonte: Site: Presbiteros e Agencia Ecclesia)

Reflexão do dia

Data: 26-09-2009
Dia: Sábado
Semana: Tempo Comum XXV
Tempo: Tempo Comum

1ª Leitura: Zac 2, 5-9.14-15ª: “Eu venho habitar no meio de ti”.
O profeta vê numa visão a cidade de Jerusalém como cidade aberta a todos os homens, defendida por Deus, que habita no meio dela. Mais tarde, S. João há-de contemplar de modo semelhante a Jerusalém celeste (Ap 21, 15). A experiência do exílio fez certamente compreender melhor estas novas perspectivas da cidade de Deus, que nós agora, à luz de Jesus ressuscitado, melhor ainda podemos admirar.

Evangelho: Lc 9, 43b-45: “O Filho do homem vai ser entregue. Eles tinham medo de O interrogar sobre tal assunto”.
O mistério da Cruz, que não é outro senão o mistério Pascal da salvação do mundo em Cristo morto e ressuscitado, domina toda a vida de Jesus. Para os discípulos de todos os tempos, ele será sempre uma realidade misteriosa, difícil de ser acreditada. No entanto, é nele que se revela todo o mistério de Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador.
(Fone: Site: agencia ecclesia)

Deus nos fala

Deus espera que a resposta de seu povo seja fiel e obediente, porque Ele o conduz para a vida e para a liberdade. Jesus vai preparando os discípulos para o final de sua missão: sua morte na Cruz. Mas eles têm dificuldades para entendê-lo. Depois compreenderão e serão fiéis ao Cristo até o fim. (Fonte: Liturgia Deus Conosco).

Reflexão dia 26-09-09 - São Cosme e São Damião

São Cosme e São Damião eram médicos que exerciam gratuitamente a profissão atendendo principalmente os pobres. Apenas pediam licença aos pacientes para falar-lhes um pouco do Evangelho. Segundo antiga tradição, sofreram o martírio durante a perseguição de Diocleciano, no ano de 303. Afirma-se também que eram irmãos. Os dois nos dão um belo exemplo de vivência e da gratuidade do amor aos pobres. Pedimos, hoje, ao Senhor, pelos médicos que atendem, com igual dignidade, os pobres e os menos providos de recursos humanos.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Reflexão para o dia 25 de setembro de 2009

Data: 25-09-2009
Dia: Sexta
Semana: Tempo Comum XXV
Tempo: T. Comum

1ª Leitura: Ag 1, 15b – 2, 9: “Dentro de pouco tempo, encherei de glória este templo”.
À vista do templo, tão modesto em comparação com o antigo que tinha sido destruído, mas de que alguns ainda se lembravam, o povo chorou. Mas Deus promete-lhe que a sua glória virá a enchê-lo. Isto se realizou completamente quando Cristo nele entrou e sobretudo quando, ao ressuscitar, fez do seu corpo o verdadeiro Templo de Deus e o prolonga na sua Igreja, onde se reúnem os homens vindos de todos os povos.

Evangelho: Lc 9, 18-22: “És o Messias de Deus. O Filho do homem tem de sofrer muito”.
Jesus é, em Si mesmo, um mistério tal que os próprios Apóstolos só O vão compreendendo aos poucos. Como nós. Antes de mais é preciso crer que Ele é o Messias de Deus, o seu Enviado, o seu próprio Filho; mas ao mesmo tempo ser-se capaz de não se escandalizar com a sua Paixão. E, por fim, acreditar que Ele ressuscitou e está vivo, e é a nossa esperança.

Eucaristia

A Eucaristia é o alimento. Ninguém vive sem se alimentar. Para viver, dependemos não só da comida, mas também do pão da fraternidade, do carinho, da justiça. Nessa experiência de repartir o pão de cada dia, seja o pão de trigo, seja o pão da dor ou da alegria, Deus está presente. Celebrar a Eucaristia é também uma denúncia contra a falta de fraternidade que existe no mundo; porque na Eucaristia comemos do mesmo pão, quando na vida falta pão para tanta gente. Acreditamos e celebramos tudo isso na comunhão. A Eucaristia é Deus mesmo se repartindo como pão, na doação de Jesus.

Reunião do Conselho Presbiteral

Hoje acontece na residência Episcopal, em Umuarama, a reunião do conselho presbiteral, onde foi tratado de vários assuntos, inclusive, sobre as transferência de paróquia dos padres.